25 ABR 2018
SAÚDE
Servidores da Secretaria Municipal da Saúde promovem Sipat; foco na qualidade de vida

Saúde e segurança também para os profissionais que, durante todo o ano, trabalham para que a população tenha acesso e atendimento de qualidade no SUS (Sistema Único de Saúde). Entre os dias 02 e 04 de maio, temas de interesse dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde serão apresentados por profissionais experientes, durante a VI Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

O tema desta edição é “Qualidade de Vida no Trabalho”. A semana é uma oportunidade para reflexão sobre o papel do trabalhador, sua relação com os colegas de trabalho, com a instituição, com o público atendido e com o ambiente onde exerce atividades.

Desde 2013 a pasta não promovia Sipat. No ano passado, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) voltou a ser instituída. O evento deste ano é consequência do apoio institucional para retomada das atividades e fortalecimento do grupo de trabalho.

O presidente, Rodrigo Santos Bianchi, relata que os temas das palestras têm como base os interesses dos servidores. Dessa forma, a abordagem contempla aspectos técnicos, como uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e também questões comportamentais e emocionais, como fatores para a motivação.

“Observamos a necessidade de abordar assédio moral e relações interpessoais, qualidade de vida no ambiente de trabalho (dos EPIs à questão do espaço físico), prevenção e enfrentamento do álcool e outras drogas, além da necessidade de motivar o trabalhador, para que exerça sua atividade da melhor forma possível”, disse o presidente.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que a Sipat precisa refletir a realidade dos servidores, suas dúvidas, preocupações e inquietações em relação ao trabalho. Por isso, a gestão da pasta apoia o evento.

“As finalidades do trabalho são inúmeras e complexas. Evidente que há um foco na produção de determinado resultado para quem recebe o serviço, mas é preciso que haja também um olhar atento para o trabalhador. Dessa forma, move-se um ciclo virtuoso, que gera resultados sociais para todos”, disse Kátia.

INSCRIÇÕES

Visando manter as rotinas das unidades de saúde e dar oportunidade a todos os servidores interessados, a Secretaria Municipal da Saúde ofereceu uma ferramenta online para inscrições. Os supervisores ou responsáveis pelas unidades (incluindo as especializadas) farão o cadastro dos participantes mediante escala. O link e o cartaz da programação já foram compartilhados com as equipes.

Foto: Arquivo PMM