18 JAN 2018
Marília tem propostas aprovadas junto ao Ministério do Esporte

Marília tem duas propostas aprovadas na 1ª fase de validação de projetos e convênio junto ao Ministério de Esportes. A primeira é o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) – e o Projeto Seleções do Futuro.

Caso aprovados na segunda etapa – ainda com data a definir – os projetos trarão de recurso para o município aproximadamente R$ 2 milhões revertidos para fomento e democratização do esporte.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, explica que ao assumir a pasta uma das primeiras ações foi organizar uma equipe de Projetos/Convênios por entender a importância do setor para captação de recursos e desenvolvimento de projetos que beneficiam a cidade.

“Quando assumi a SELJ imediatamente organizamos o setor de Projetos/Convênios que é formado por servidores de carreira para desenvolver as propostas e buscar editais. Estamos muito contentes com essa notícia, pois mais 3 mil pessoas serão beneficiadas. Agora é aguardar a segunda etapa, mas tenho certeza que vamos conquistar, pois a população de Marília merece. Quero também agradecer todo apoio e confiança que a administração municipal deposita em nosso trabalho, pois uma gestão eficiente se faz dessa forma”, disse Nascimento.

O PELC além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e pessoas com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Ao todo, caso aprovado na segunda etapa, serão implantados no município sete núcleos em cada região da cidade. Cada núcleo atende 300 pessoas e oferecerá diversas modalidades esportivas e culturais.

O projeto Seleções do Futuro é promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e visa democratizar a prática do futebol de base pelo Brasil e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, prioritariamente matriculados nas escolas públicas.

Caso o projeto seja validado na segunda etapa, Marília será contemplada com cinco núcleos em diversas regiões da cidade, sendo que cada núcleo atenderá aproximadamente 300 crianças e jovens.

Ainda segundo Nascimento, se os dois projetos forem aprovados, a população mariliense será a mais beneficiada, pois o esporte transforma a vida das pessoas e buscar democratizar acesso ao esporte é a função dos gestores.

Foto: Assessoria PMM