14 DEZ 2017
INAUGURAÇÕES
Farmácia Municipal da Zona Sul é inaugurada e já atende população

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou na tarde desta quarta-feira (13), a Farmácia Municipal Zona Sul, que fica na avenida João Ramalho, 1.081, em frente à igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

É a segunda unidade instalada na cidade em 2017, que desde o mês de julho já conta com a Farmácia Municipal Zona Norte, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta, que atende em média 800 pessoas diariamente.

A inauguração faz parte do Plano Municipal de Reestruturação da Assistência Farmacêutica em Marília, que contemplando aspectos técnicos e de qualidade, visando à oferta de medicamentos com gratuidade e atendimento qualificado.

A solenidade contou com as presenças dos secretários municipais Kátia Ferraz Santana (Saúde) e Ricardo Sevilha Mustafá (Assuntos Estratégicos), que representou o prefeito Daniel Alonso no evento; da presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Virgínia Baloni (também presidente da Maternidade Gota de Leite); da supervisora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Campanhã; e com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Marajó e Santa Paula, José Ferreira da Silva.

A Farmácia Municipal Zona Sul já está funcionando e atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, contando com uma equipe de dez funcionários, sendo dois farmacêuticos. Para o atendimento, é necessário que o usuário leve o Cartão do SUS, o RG e a Receita Médica.

ESTRUTURA

O prédio conta ainda com ar condicionado, Wi-fi e acomodação para 30 pessoas sentadas, que são atendidas por senha, além de banheiro com acessibilidade. No geral, são 243 itens de medicamentos disponíveis, de acordo com a lista de padronização do município.

Agora, com a unidade da zona sul, serão atendidos neste espaço moradores nos bairros abrangidos pelas UBSs Costa e Silva, Nova Marília e Planalto, além das USFs Toffoli, Vila Hípica, Vila Real, CDHU, Jóquei Clube, Marajó, Santa Paula, Santa Augusta, Três Lagos e Parque dos Ipês.

Embora o foco sejam os moradores da zona sul, quem mora na outra extremidade da cidade também pode ser atendido. O sistema das novas farmácias municipais está integrado. Com a instalação da unidade central (próximo ao Terminal Urbano), o Plano de Reestruturação avançará para a etapa final de implantação.

Logo após a inauguração, a unidade já começou a funcionar e o primeiro atendimento foi feito para a dona de casa Maria Isabel da Fonseca, de 58 anos, que mora na zona norte, mas é paciente do Caps Com Viver, que fica em frente à farmácia recém-inaugurada.

“O mais importante é que o remédio esteja disponível, não importando o local. Moro na zona norte, mas como sou paciente do Caps e, toda vez que tiver atendimento, vou vir aqui na farmácia da zona sul”, disse a dona de casa.

Para a supervisora, Rosângela Campanhã da Silva, o Plano Municipal de Reestruturação da Assistência Farmacêutica é sucesso em Marília. “Esta é a nossa segunda unidade e em breve estaremos implantando a terceira na região central. O atendimento é feito com os farmacêuticos e a medicação chega ainda mais rápida, melhorando cada vez mais o atendimento ao usuário.”

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirmo que a administração está mudando a dinâmica da entrega de medicamentos em Marília. “Com esse novo projeto, que já está consolidado na zona norte, recebemos o usuário como ele merece, com toda organização e comodidade. Além disso, a gente consegue ter um controle melhor dos medicamentos, evitando que falte. Hoje Marília não tem mais problemas com o desabastecimento e, quando existe algum problema, é pontual e que vamos buscar a solução o mais rápido possível. Para se ter ideia, recentemente fizemos uma grande compra e que permitirá um abastecimento normal até o final de janeiro. Com essa nova dinâmica, queremos sempre melhorar o atendimento ao nosso usuário.”

Já o Assessor Especial de Assuntos Estratégicos, Ricardo Sevilha Mustafá, parabenizou toda a equipe da Saúde por mais esta melhoria no atendimento à comunidade. “O objetivo da administração é melhorar cada vez mais o atendimento à população e a área da saúde é uma das prioridades. Centralizar a distribuição de medicamentos vai facilitar para todos, inclusive para o usuário, que irá se deslocar para o lugar correto para encontrar o medicamento. Além da zona norte, agora inauguramos na zona sul e logo também teremos uma Farmácia Municipal na região central da cidade.”

Fotos: Assessoria PMM/Mauro Abreu