15 DEZ 2017
Unidades do Caps e Caoim celebram o Natal com integração na comunidade

Com a proposta de integrar serviços, promover a prevenção e abrir as portas à comunidade, a Prefeitura de Marilia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou, na tarde de quarta-feira (13), a celebração de Natal para pacientes, familiares e moradores do Parque São Jorge e imediações (zona sul).

O evento aconteceu no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com-Viver, localizado na avenida João Ramalho, ao lado da igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

Crianças e adultos receberam “papai” e “mamãe Noel” e assistiram apresentações artísticas dos próprios pacientes. Informações importantes foram compartilhadas no espaço da Saúde Bucal e durante as intervenções da equipe da Divisão de Zoonoses.

As crianças puderam brincar em um playground montado especialmente para elas. Teve ainda distribuição de pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, salgadinho e refrigerante.

A integração reuniu cerca de 300 pessoas vinculadas, além do Caps anfitrião, ao Caps Infantil Catavento e Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília). Lideranças comunitárias e autoridades prestigiaram a festa comemorativa.

O grupo de música orientado pelo psiquiatra Bruno da Cunha Tomaz e pela enfermeira Emmanuelle Filgueira Marino apresentou as canções “Superfantástico” e “É preciso saber viver”, interagindo com a plateia.

Com o apoio dos alunos da Residência Integrada Multiprofissional da Famema, pacientes elaboraram e apresentaram o “jogral do Caps”. A paciente Cleuza dos Santos escreveu e interpretou o poema “O tempo”.

OLHAR SENSÍVEL

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que a Saúde Mental está entre as áreas de atenção à saúde que mais precisam ser prestigiadas. Ela lembrou a importância da construção de uma rede integrada e humanizada, com serviços que promovam diagnóstico, tratamento, inserção na comunidade e na família.

Para a psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora da Saúde Mental, tem havido avanços a partir de um olhar mais sensível, favorecendo a estruturação do serviço a partir das necessidades dos pacientes do Caps.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Ricardo Mustafá, que representou o prefeito Daniel Alonso, reiterou o compromisso do município para com todas as áreas de atenção da saúde, da rede básica às unidades especializadas.

SERVIÇO

Atualmente quase 300 pessoas recebem atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial do município, sendo 210 adultos (Com-Viver) e 80 crianças e adolescentes (Catavento). Já o Caoim atende cerca de 100 crianças e adolescentes a cada semestre. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas por meio do telefone (14) 3402-6500 ou nas unidades de saúde do município.

Fotos: Júlio César de Carlis