04 OUT 2017
Nota Oficial: Licitação Ponto Biométrico

A Prefeitura de Marília esclarece que a troca do ponto biométrico foi necessária devido à ineficiência do sistema atual, o qual vem comprometendo o controle da folha de pagamento em decorrência da falha no registro dos servidores.

É importante frisar que valores relacionados a esse ajuste devem ser avaliados sob a perspectiva de duas fases, que envolvem a implantação do sistema. Na primeira fase, ocorrida na gestão anterior, foi necessário montar o projeto completo incluindo a aquisição de software e hardware, cujo valor corresponde a R$ 687.863,84/ano. Diferentemente dos R$ 151.700,00 comparado de maneira irresponsável e sem consulta prévia à administração, à licitação divulgada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (04).

Diante do questionamento provocado por divulgações incompletas e distorcidas, a administração municipal reforça que a alteração ocorre após análise técnica e planejamento estratégico para avaliação de custo benefício. Os resultados apontaram aspectos relevantes que vieram ao encontro da busca por uma gestão eficiente das contas públicas e contenção de despesas. Com a contratação, o município contará com aparelhos em comodato, manutenção e trocas gratuitas, aplicativo móvel para que o servidor e os gestores possam acompanhar em tempo real a rotina de frequência em toda a administração, proporcionando transparência e eficiência nos serviços prestados à população. Outro benefício, com o qual a Prefeitura poderá contar, é o Painel do Prefeito que informará dados atualizados sobre presença ou ausência de servidores cujos dados estarão integrados à folha de pagamento e ao Departamento Pessoal.

Em suma, o objetivo de todo esse controle é oferecer um serviço com maior excelência à população e controle das despesas com a folha de pagamento, além de resgatar a credibilidade dos dados provocada pelas falhas constantes do sistema, que geraram, entre outros prejuízos, a abertura de mais de 300 processos internos com solicitação de auditoria para comprovação do registro, o que vinha causando constrangimento diante da falta de prova física aos servidores, além obviamente, de dificultar comprovação em caso de auditorias.

A empresa atual já foi notificada pela Diretoria de Informática por não atender aos requisitos exigidos no ato da contratação e as solicitações de reparo por problemas ocorridos em decorrência do próprio sistema.