07 JUL 2017
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura restaura prédio de antigo PA para receber UBS Santa Antonieta e Farmácia

A Prefeitura de Marília entrega, no próximo dia 21, as novas instalações da UBS (Unidade Básica de Saúde) “João Batista Foloni”, instalada no bairro Santa Antonieta. No mesmo ato, também será inaugurada a primeira unidade da Farmácia Municipal. Os serviços funcionarão no antigo prédio do Pronto Atendimento da zona sul, na rua Berta Camargo Vieira.

O espaço está fechado desde 2016, quando foi instalada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona norte da cidade. No início deste ano, o projeto foi retomado e a restauração teve início com recursos próprios e mão de obra dos servidores.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a revitalização foi feita sem a necessidade da contratação de construtora e gastos excessivos. Esforço envolveu pasta da Saúde, Obras, Planejamento, entre outros setores da administração.

O município firmou um compromisso de administrar os recursos públicos de forma eficiente e responsável. É sob essa orientação que trabalhamos, enfrentado os desafios com determinação, valorizando os servidores e melhorando a assistência à população”, afirmou.

A secretária lembrou ainda que a situação encontrada há seis meses, com endividamento, risco de greve, desabastecimento de remédios e insumos, serviços interrompidos e falta de crédito com fornecedores já foi totalmente superada.

O prédio do Antigo PA recebeu reparos de telhado, substituições e recuperação de portas, revisão e adequações elétricas e hidráulicas, pintura e reorganização das salas para as novas necessidades. A modernização contempla a segurança para a ocupação e o imediato atendimento à população, o que não dispensará uma reforma mais ampla.

MAIS ESPAÇO E QUALIDADE

A UBS Santa Antonieta, atualmente instalada em casa alugada na rua Ilza de Assis Penitente, conta com cerca de 30 profissionais (incluindo agentes de saúde e agentes de endemias). A população do território atendido é estimada em 20 mil pessoas.

A gerente interina, enfermeira Fabiana Veronez Martelato Gimenez, explica que alguns profissionais da equipe, como a dentista da unidade, atende atualmente em outro local em função do espaço limitado na casa alugada. “Hoje estamos dividindo espaço. Com essa recuperação teremos melhores condições de trabalho. O conforto à população também terá um ganho imenso”, afirma

REFORMA E AMPLIAÇÃO

O projeto para a reforma completa e ampliação já está aprovado e os recursos serão liberados pelo Ministério da Saúde. “A equipe de engenharia fez as vistorias necessárias e temos ali um excelente prédio. Com a reforma poderemos ampliar a utilização, ganhando mais espaço para serviços internos e atendimento ao público”, anunciou Kátia.

Além da mudança imediata da UBS Santa Antonieta, o local, receberá a primeira Farmácia Municipal da cidade, onde haverá dispensação de medicamentos sob a orientação de profissional habilitado e será oferecida assistência farmacêutica de qualidade.

A saúde municipal terá ainda maior controle dos estoques, o que deve reduzir a falta (mesmo pontual) de medicamentos que a população necessita. As outras unidades da Farmácia Municipal serão instaladas nas regiões centro, sul e norte (Padre Nóbrega). Os demais distritos serão atendidos por equipes volantes e a secretaria estuda a atenção farmacêutica domiciliar, no caso dos acamados.

INAUGURAÇÃO

Evento de inauguração está marcado para o dia 21 de junho, a partir das 19h, em frente a unidade de saúde. Estão programadas atrações artísticas, com valorização de talentos da própria comunidade, além de acolhimento e brincadeiras para as crianças. A população está convidada a participar.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia prefeitura-de-marilia-promove-mutirao-de-manutencao-das-ruas-danificadas-pela-chuva-nas
19 MAR 2024 - 11h11
Prefeitura de Marília promove mutirão de manutenção das ruas danificadas pela chuva nas zonas Sul, Norte e Oeste