30 JUN 2017
SAÚDE
Caoim abre as matrículas para o segundo semestre; serviço atende também demanda espontânea

O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, abre inscrições neste mês de julho para os interessados no programa que contempla orientação nutricional, atividades físicas e outras ações de atenção à saúde com foco na criança/adolescente e qualidade de vida para as famílias. A cada semestre, são oferecidas 240 vagas.

A enfermeira Magda Rodrigues Azevedo, explica que o centro especializado não atende apenas mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde e demais consultórios médicos, mas também recebe “demanda espontânea”, ou seja, quem procura diretamente o Caoim.

É importante destacar que esse atendimento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e temos portas abertas para a população. Portanto, basta que os pais ou responsáveis nos procurem para fazer uma avaliação e encaminhamento para o atendimento, orientação e tratamento”, disse.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua Nove de Julho, nº 395, próximo a Justiça Federal. O atendimento é das 07h às 17h.

ATIVIDADES

Em junho, o Caoim participou, em Brasília, da criação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade Infantil do Ministério da Saúde. O serviço mariliense esteve entre os três centros especializados no Brasil convidados para as discussões que visam a incorporação do tema entre as linhas de cuidado já existentes.

De volta à Marília, a equipe promoveu a 1ª Oficina de Trabalho “Construindo a rede de cuidado do sobrepeso e obesidade infantil”, tendo como convidados representantes das unidades de saúde (UBSs e ESFs).

O encontro contou com o apoio do RH da Maternidade Gota de Leite e Prefeitura Municipal, Nepen, Saúde da Criança e da Residência Multiprofissional Materno Infantil da Famema.

Os convidados participaram de forma ativa e dinâmica de discussões e debates quanto aos cuidados e desafios do sobrepeso e obesidade nas diferentes esferas da Rede de Saúde de Marília.

Atualmente, a obesidade é considerada uma doença grave com sérias repercussões, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial severa, diabetes mellitus, além de impactos emocionais e psicossociais. Fatores como sedentarismo, uso excessivo da tecnologia e alimentação inadequada, contribuem para tal agravo.

Diante do quadro atual, o Caoim busca através desses encontros, junto as Unidades de Saúde, fortalecer vínculos e o encorajamento para mudanças de hábitos com a sensibilização familiar.

Para os próximos encontros, que ocorrerão nos dias 06 e 07 de julho de 2017, dentre outros, novas reflexões e discussões serão realizadas, com o intuito de sanar dúvidas e acolher sugestões em busca de uma maior integração entre as Unidades de Saúde, bem como com seus usuários. .

Fotos: Júlio César de Carlis