23 MAI 2017
SAÚDE
Saúde Municipal participa do Mutirão da Cidadania Cejusc e faz quase 300 testes rápidos

A Secretaria Municipal de Saúde participou da 6ª edição do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Itinerante “Marília Cidadã”, realizada no sábado (20), no Espaço Cultural. A população contou com serviços do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado em ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids), Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) e Divisão de Zoonoses.

O ônibus da Saúde, estacionado em frente ao espaço do evento público, foi utilizado para os testes rápidos a aferição de pressão arterial. A equipe especializada realizou 143 testes para HIV e a mesma quantidade para Hepatite B. Nenhum caso positivo foi constatado.

A equipe do Caoim trabalhou em parceria com o curso de nutrição da Unimar, na tenda onde foram oferecidas orientações nutricionais, avaliação antropométrica (coleta de dados como peso, estatura e classificação do IMC – Índice de Massa Corporal) e acolhimento pelo centro de atendimento.

Três crianças, entre nove e onze anos, já saíram do mutirão do Cejusc com as inscrições concluídas para acompanhamento no Caoim. O serviço mantido por meio de convênio com a Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite atende crianças e adolescentes entre seis e 17 anos.

Quem passou pelo evento também pode conhecer o mosquitóforo, um dispositivo artesanal com mosquitos e larvas que mostra o ciclo do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, Equipe da Divisão de Zoonoses distribuiu material de divulgação e alertou sobre os perigos da água parada.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, esteve no Mutirão Cejusc Itinerante. Ela parabenizou os organizadores e destacou a importância da cooperação e concentração de esforços, para que os poder público e as instituições da sociedade civil estejam mais próximos da população.

SERVIÇO

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que funciona no Bloco XI da Unimar (Universidade de Marília) é uma organização mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, apoiada pela Prefeitura de Marília e universidade.

O evento mobiliza setores da administração municipal, estadual e federal, universitários e docentes da Unimar, empresas parceiras além dos  voluntários. Durante o mutirão, o MPF (Ministério Público Federal) traz à cidade o Ônibus da Cidadania, com uma série de serviços. Entre as atrações que já se tornaram uma tradição está o casamento coletivo.

Fotos: Carlos Rodrigues