25 MAI 2017
Saúde Municipal imuniza Policiais Militares no Batalhão

Os policiais do 9º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com sede em Marília, receberam na manhã desta quarta-feira (24) equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi imunizar contra a gripe os militares da unidade e também do Corpo de Bombeiros, que foram convidados a comparecer ao quartel. Na sexta-feira (26) será feita a última etapa da ação itinerante.

Inicialmente, por determinação do Ministério da Saúde, a vacina foi destinada aos grupos prioritários de idosos, gestantes, mulheres que deram a luz há até 45 dias, crianças acima de seis meses e menos de cinco anos e trabalhadores de saúde.

Pessoas com doenças crônicas (mediante atestado) também puderam se imunizar desde o dia 17 de abril, além de servidores do sistema prisional e professores.

No dia 12 deste mês, o Estado de São Paulo incluiu na campanha os policiais militares (incluindo bombeiros), policiais civis, servidores do Instituto de Criminalística, Ministério Público, Correios, Poupatempo e Defesa Civil. A dose está disponível até sexta-feira (26) em todas as unidades de saúde da rede básica do município.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Renata rodrigues Plácido, explica que a iniciativa de ir ao quartel da PM tem como objetivo atender o maior número de pessoas, em menor intervalo de tempo. “É uma oportunidade porque são centenas de pessoas, que trabalham num único local. Facilita tanto para a Secretaria, quanto para os policiais”, afirmou.

A expectativa é que nesta quinta-feira (25) seja divulgada nova parcial de dados, relativos à cobertura vacinal. O último balanço indicou que até o dia 17 a proteção chegou a 65,98% da população-alvo da campanha, ou seja, acima da média estadual (60,13%) e também é superior à nacional (58,2%).

A adesão em Marília segue maior entre as mulheres que deram a luz (83,29% já imunizadas). Em relação aos idosos, o índice de cobertura também é alto (74,94%). Entre os trabalhadores da saúde, 72,88% já estão protegidos. Já entre as gestantes (51,44%) e as crianças (39,51%) a procura pela vacina tem os índices mais baixos.

Fotos: Assessoria PMM  Júlio César de Carlis