04 MAI 2017
Saúde prepara ações para o Dia Internacional de Doação de Leite Materno

A doação de leite materno é uma causa com apelo mundial. A adesão de potenciais doadoras ainda está abaixo das necessidades dos bebês neonatos, que precisam desse gesto de solidariedade para sobreviver. Em Marília, nesta quarta-feira (03), pelo menos 25 bebês internados dependem do alimento. Reunião técnica na sede da Secretaria Municipal de Saúde articula ações para marcar o mês comemorativo. Em 19 de maio é lembrado o Dia Internacional da Doação de Leite Materno.

As ações serão coordenadas pelo Banco de Leite Humano de Marília, serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília instalado há 32 anos, como um dos pioneiros do Brasil. O objetivo é envolver a comunidade e ampliar a informação sobre o tema, por consequência, atraindo doadoras.

Atualmente, 30 mulheres contribuem para alimentar os bebês internados nos hospitais de Marília; o ideal seria pelo menos 100 doadoras. A população atendida é regional, já que os neonatos de outros municípios são atendidos pelas unidades de referência na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, destacou a importância da data. “A data comemorativa contribui para essa sensibilização. O Banco de Leite presta um serviço essencial, de forma técnica, qualificada e humanizada. É importante que a população conheça e apoie”, disse.

Sandra Domingues, supervisora do Banco de Leite, explica que a mobilização está sendo preparada com o envolvimento de vários setores da secretaria municipal. Reunião contou com representantes da Saúde da Criança, Saúde do Adulto, Setor de Projetos, Serviço de Nutrição, Núcleo de Educação Permanente, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e universidades que atuem nas áreas da saúde.

Estão sendo programadas duas ações principais: a primeira será no dia 13 de maio, aproveitando o trabalho que será realizado no dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em todas as unidades, a população receberá informação sobre a doação de leite materno.

Na mesma data, também será feita uma concentração na rua Nove de Julho, esquina com a Tancredo Neves (popular Ilha da Galeria Atenas). “Já no dia 19 teremos um café da manhã especial, com a presença das mães, em uma instituição parceira”, antecipou Sandra Domingues.

SERVIÇO – Mulheres que amamentam e observam a possibilidade da doação podem entrar em contato pelo telefone 3413-8696. A equipe do Banco de Leite vai até a residência, dá instruções para a ordenha, condições de conservação e outras informações. O leite passa a ser recolhido semanalmente em casa.

O material coletado é examinado, classificado e pasteurizado, para a segurança dos bebês que serão atendidos. Além das moradoras de Marília e distritos, puérperas e nutrizes (após oito semanas do parto) também podem contribuir na região.

Postos de coleta estão instalados nos municípios de Garça, Pompéia (Indústria Jacto), Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Ocauçu, Alvinlândia, Oriente, Quintana, Lupércio, Gália e Vera Cruz.

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas. O Banco de Leite está instalado na rua XV de Novembro, 50, com atendimento ao público das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.

Fotos: Assessoria PMM Júlio de Carlis