19 ABR 2017
Secretaria Municipal de Saúde é parceira da Caravana Siga Bem

A secretaria municipal de Saúde de Marília é parceira na Caravana Siga Bem, evento itinerante idealizado pelo Grupo Cobram, com o patrocínio de grandes empresas e apoio do Governo Federal e da Organização das Nações Unidas (ONU). Voltado para os caminhoneiros e familiares, o evento que começou ontem (18) e termina nesta quarta-feira (19) oferece um mutirão de serviços no pátio do Auto Posto Gigantão, na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), saída para Lins.

Além da Saúde, a Prefeitura de Marília também participa por meio da Secretaria de Juventude e Cidadania. Cerca de 20 profissionais, entre servidores e parceiros, foram mobilizados pelo município para apoiar o evento.

O público conta com os serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e informações acerca das arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti – dengue, zika, chikungunya e febre amarela – e leishmaniose, transmitida pelo mosquito palha.

Equipe do serviço de fisioterapia da secretaria municipal de Saúde levou para o evento uma amostra do trabalho realizado nas unidades de saúde, com os grupos de cinesioterapia. Os caminhoneiros e visitantes foram estimulados a fazer exercícios de aquecimento e alongamento.

Ao lado do ônibus da saúde, com os serviços da secretaria municipal, foi montada a Tenda da Cidadania, iniciativa da secretaria municipal da Juventude e Cidadania. Temas como prevenção à exploração sexual infantil, violência contra a mulher e respeito às diversidades, entre outros, são tratados por meio da distribuição de material e bate-papo com os caminhoneiros.

A INICIATIVA

Em 2017, a Caravana Siga Bem chega ao décimo ano. A ação foi desenvolvida pelo grupo Cobram, que gerencia a produção do programa televisivo Brasil Caminhoneiro (antigo Siga Bem Caminhoneiro) e atua há 25 anos na área de comunicação dirigida em áreas como transporte e agronegócios. Atualmente, o programa de TV está no ar pela rede aberta SBT.

Murilo Carvalho, editor e repórter do programa, conta que a caravana surgiu como uma iniciativa de responsabilidade social do grupo, com objetivo de levar serviços aos caminhoneiros de todo o Brasil e contribuir para o combate à prostituição infantil (Siga Bem Criança) e violência contra a mulher (Siga Bem Mulher).

Grandes patrocinadores, como montadoras de caminhões e companhia petrolífera, apoiam as ações e garantem, por exemplo, a entrega de prêmios, shows artísticos, apresentação de peça de teatro, mini-palestas sobre temas diversos, entre outras ações.

Simultaneamente, em diferentes pontos do país, duas caravanas, com frota de quase dez carretas adaptadas (palco, espaço de multimídia e equipamentos para concurso, mini-auditório e estúdio de TV, cozinha e escritório) estão em circulação pelo país. As ações são gravadas e exibidas em reportagens no programa televisivo.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou o compromisso da pasta apoiar eventos em âmbito local, regional e nacional, desde que idealizados por organizações sérias e comprometidas com a cidadania e a saúde pública.

“São importantes relações interinstitucionais que desenvolvemos de acordo com as competências dos nossos servidores, que estão amplamente habilitados nas áreas da saúde. Essa é uma orientação do prefeito Daniel Alonso, para que além dos serviços oferecidos no nosso dia a dia, a secretaria sirva à população também por meio destas parceias”, destacou a secretária.

SERVIÇO – As atividades da Caravana Siga Bem em Marília prosseguem até às 22h desta quarta-feira (19). Mais informações podem ser obtidas pelo site www.caravanasigabem.com.br

Fotos: Júlio César de Carlis / Imprensa PMM