20 JAN 2016
Proteção animal: Prefeitura e ONGs debatem ações contra animais abandonados

O prefeito Vinicius Camarinha comandou a reunião com dirigentes de ONGs (Organizações não Governamentais) voltadas para a proteção de animais abandonados. Foi na segunda feira (18) no gabinete.

Vinicius destacou que cada município tem a sua particularidade, considerando essencial o envolvimento da Prefeitura e suas secretarias, ONGs e a população numa questão tão importante como a posse responsável dos animais e a saúde pública. “Quero que a Prefeitura atue em conjunto com essas importantes organizações no desenvolvimento de um trabalho preventivo e educativo junto a população bem como de apoio à estrutura dessas ONGs nas atividades diárias em benefício dos animais”.

Depois de quase duas horas de debates, a atividade da castração foi uma unanimidade para o controle populacional de cães e gatos. “Novas ideias surgiram também como inicialmente a educação permanente às crianças sobre o tema e junto aos demais moradores marilienses. Discutimos ainda a posse responsável dos animais e bom trato, como prevenção de todas as doenças, tipo raiva e leishmaniose. Gostei da sugestão de se utilizar ao máximo os meios de comunicação para a divulgação das atividades com objetivo de envolver cada vez mais a população com essa questão. A internet, por exemplo, é muito rápida para esse fim”, afirmou Vinicius.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi também destacou o trabalho das ONGs atuantes em benefício dos animais abandonados. “São pessoas que se doam nessa atividade. A Prefeitura continua com o programa de castração. No ano passado foram executados cerca de dois mil procedimentos e em parceria com 10 clínicas veterinárias”, destacou.

Marina Pimentel, do Grupo Independente S.O.S. Salvando Animais elogiou a iniciativa do prefeito Vinicius de ouvir os representantes das organizações. “Cada um colocou suas ideias para a melhor ação coletiva em benefício dos animais e da população. Agora acredito que com o prefeito e sua equipe articulando ações em conjunto com as ONGs, haverá um resultado prático importante”, afirmou.

Sheila Rodrigues Gonçalves Giroto, da ONG Garra, também achou o encontro muito positivo: com objetivo do prefeito ouvir as reivindicações para se definir uma linha em conjunto na parceria entre a Prefeitura e os defensores dos animais. “Cada uma tem a sua particularidade, mas todas trabalham pela mesma causa: o bem estar dos bichos”, afirmou.

Uma nova reunião ficou de ser agendada para os próximos meses.

Texto: Assessoria de Imprensa