22 OUT 2015
SAÚDE
2º Quadrimestre: Prefeitura aplica mais de 26,5% dos recursos próprios na área da saúde

Apesar da grave crise econômica que o país tem enfrentado nos oito primeiros meses deste ano, a atual administração municipal conseguiu aplicar 26,57% dos recursos próprios na área da saúde. O resultado foi apresentado pelo secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, que participou na manhã desta quarta-feira (21), de audiência pública, na Câmara Municipal de Marília. A prestação de contas teve também a presença do coordenador do Fundo Municipal da Saúde, Rodrigo Pegoraro de Souza.

Os representantes da área da saúde responderam às perguntas formuladas pelos vereadores e representantes da sociedade civil, e durante cerca de duas horas, expuseram os números do segundo quadrimestre de 2015.

No total, a administração municipal investiu, entre os meses de maio a agosto, o montante de R$ 63.725.988,66. “A situação ainda é preocupante, pois a queda dos repasses de recursos federais e estaduais tem impactado diretamente na área da saúde. Temos conseguido honrar os nossos compromissos e investir acima do que é previsto em lei. Agradecemos à Câmara Municipal e aos seus vereadores por nos darem a oportunidade de  realizarmos a prestação de contas para toda a sociedade mariliense”, comentou Bigeschi.

Durante a audiência pública, o secretário da Saúde ressaltou também o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado com o trabalho desenvolvido neste setor pela atual administração municipal. “Nós tivemos nota A no levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado. Esta recente conquista se deve à determinação do nosso chefe do Executivo para que, desde o início do atual governo municipal, nenhum recurso destinado à área da saúde fosse aplicado em outra finalidade e, isto, vem sendo cumprido rigorosamente. Além disso, o TCE considerou em sua avaliação o ótimo acesso do cidadão à assistência médica e odontológica. Marília oferece, hoje, uma condição diferenciada de saúde em comparação com os demais municípios brasileiros”, disse Bigeschi.

Vereadores destacam o empenho

A audiência pública da saúde foi coordenada pelo presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, e teve a participação dos vereadores Cícero do Ceasa, José Bassiga Goda, José Expedito Capacete, Luiz Eduardo Nardi, Marcos Rezende e Samuel da Farmácia.

“O município tem apresentado, mês a mês, quedas acentuadas na sua arrecadação e também atrasos nos repasses de recursos, principalmente por parte do governo federal. Entretanto, vale destacar o grande empenho do prefeito Vinicius Camarinha e da sua equipe em aplicar quase 27% das receitas próprias do município na área da saúde”, frisou Herval Seabra, presidente da Câmara.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Samuel da Farmácia, também destacou o esforço do chefe do Executivo em governar a cidade se preocupando com as pessoas, especialmente a população mais carente. “A situação econômica do nosso país está difícil em todos os segmentos. A prefeitura tem priorizado áreas importantes, como a saúde, além de não medir esforços para a destinação de uma boa parte dos recursos do município para investimentos neste setor e no atendimento dos mais necessitados”, concluiu o vereador.

Fotos: Mauro Abreu