09 OUT 2015
Tocha Olímpica: interessados em carregá-la tem até 15 de outubro para a inscrição

Prefeito destaca ser orgulho para Marília

O prefeito Vinicius Camarinha é um dos entusiasmados com a promoção. “Será uma honra para a nossa cidade fazer parte da história do esporte brasileiro. O Brasil vai sediar pela primeira vez os jogos olímpicos e o revezamento da tocha antecede aos jogos. Vai destacar Marília para o Brasil e o mundo”, lembrou.

Vinicius, em julho, esteve em Brasília para confirmar Marília no calendário de revezamento da Tocha Olímpica 2016. “Mantive contato com presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman e representantes dos três grandes patrocinadores dos jogos olímpicos no Brasil: Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Convidamos o presidente da Coca-Coca Brasil Xiemar Zarazúa e o presidente da Nissan François Dossa para visitar a nossa cidade, além de encontrar também o presidente do Bradesco Luiz Carlos Trabuco Cappi, que é mariliense”, explicou. A foto mostra o encontro.

De acordo com informações do Comitê Rio 2016, o objeto símbolo da Olimpíada viajará por cerca de cem dias pela Grécia e Brasil, percorrerá 10 mil milhas em um avião, 20 mil quilômetros por estradas brasileiras e passará por 250 do país. Tudo isso, antes de chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para 5 de agosto de 2016.

Já se sabe, porém, que a tocha será acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada, assim como acontece há décadas antes do início de toda Olimpíada. Depois, a tocha viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas.

“De Atenas, o aparelho seguirá direto para o Brasil num avião. Em território nacional, será levado a todos os Estados do país, inclusive as capitais.

Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até 4 cidades por dia. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos jogos, contar histórias do Brasil e promover celebrações diárias.

Foto: divulgação