06 AGO 2015
Prefeitura empossa Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Empossado na manha desta quarta-feira (05) o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão que terá a importância em acompanhar as políticas públicas que garantam ao cidadão uma alimentação saudável. “É um passo muito importante, nossa cidade sai à frente empossando o Comsea, que ajudará a Prefeitura na elaboração de projetos que visam melhorar a condição alimentar do mariliense. Na verdade, nós já tomamos medidas nesse sentido, temos como exemplos: no início do nosso governo, ajudamos na organização da agricultura familiar, com isso, garantimos alimentos frescos e de qualidade para a merenda escolar, a conquista do restaurante Bom Prato, que também conta com uma preocupação permanente na qualidade do alimento e o que é melhor voltado à população de maior vulnerabilidade, já que o preço é popular, a R$ 1, porém, o que mais nos chama a atenção é a revolução que fizemos na alimentação das nossas crianças. Antigamente, os alunos comiam diariamente na merenda escolar macarrão com salsicha, hoje, não. Oferecemos carne vermelha, peixe, pernil, frango, sem contar ovos, frutas, legumes e verduras. São oferecidas pela Prefeitura 42 mil refeições por dia, afinal, atendemos também a merenda das escolas estaduais. Tudo isso ratifica o comprometimento do atual governo com a segurança alimentar da população mariliense”, disse o chefe do Executivo.

A solenidade de posse aconteceu no auditório do gabinete do prefeito e contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, de secretários municipais e de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade e que farão parte do Conselho de Segurança Alimentar. O Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) é formado por 20 representantes da sociedade civil e 10 do poder público, nomeados pelo prefeito municipal, com mandato de dois anos. Já a diretoria será eleita pelos membros titulares para mandato também de dois anos. “Nosso objetivo é trabalhar em parceria com a Prefeitura, em todos os setores, garantindo à população alimento saudável e oriundo da nossa região. Vamos levar o assunto também aos moradores como forma de educação, seja nas escolas ou nos postos de saúde, por exemplo”, disse a presidente do Comsea, Luciane Yara Sales Ferreira.

Representando o Conselho Estadual de Segurança Alimentar, participaram da solenidade os diretores Manoel Luro Costa e Rudinéia Augusto. “Marília está de parabéns no engajamento sobre o tema. O Conselho é fundamental para ajudar o prefeito a detectar a insegurança alimentar existente no município e a partir dele criar a Caisam (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar) que é composta pelos secretários municipais”, disse Manoel Luro.

Na solenidade, foi confirmada a realização em Marília da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Evento que contará com cerca de 500 representantes de 14 regiões. Na conferência, serão definidas propostas e delegados estaduais para a conferência nacional a ser realizada em Brasília sobre o mesmo tema.

O lema do evento é “Comida de Verdade no Campo e na Cidade. Por Direitos e Soberania Alimentar”.  Visa um amplo diálogo social em torno da construção da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como para a Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

A Conferência Estadual será dias 3 e 4 de setembro na Unimar (Universidade de Marília). Estarão presentes representantes das regiões de São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Araçatuba, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Franca, São Paulo, Grande São Paulo, Presidente Prudente, Barretos, São Carlos e Marília. “Além do debate de um tema tão importante, os visitantes irão também movimentar a economia mariliense, sem falar na divulgação de Marília”, finalizou Vinicius.

Foto: Wilson Ruiz