06 AGO 2015
AGENDA CULTURAL
Secretaria da Cultura realiza segunda parte de Workshop de Gestão Cultural com José Vinagre

O parecerista e ex-secretário de Cultura de Bauru, José Augusto Vinagre, retorna à cidade para realizar o segundo módulo do Workshop de Gestão Cultural, no dia 13 de agosto, das 19h30 às 21 horas, no Auditório “Professor Octávio Lignelli”(Avenida Sampaio Vidal, 245 – entrada pelo Museu de Paleontologia). A primeira parte foi realizada em julho, e teve a participação de cerca de 30 pessoas entre ativistas, produtores e dirigentes culturais.

Na primeira etapa Vinagre focou nos financiamentos, principalmente visando o ProAc, que estava com diversos editais específicos abertos e contemplam expressões culturais como: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais. Vinagre ficou ainda dois dias de plantão a fim de auxiliar os proponentes e esclarecer dúvidas.

Segundo a secretária da Cultura Tais Monteiro, que também participou do workshop, “No ranking de cidades proponentes e com projetos aprovados, a participação de nosso município é muito baixa e sabemos que nosso potencial nas artes é muito grande. Com isso queremos incentivar os produtores culturais e artistas ao acesso aos diversos programas e projetos da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura, visando que tais projetos sejam contemplados e entrem na circulação por todo o Estado”.

Neste outro módulo o palestrante apresentará a estrutura administrativa na área da cultura nas três esferas,  um histórico do PNC-Plano Nacional de Cultura e a importância da criação dos Planos Municipais de Cultura. Ainda discorrerá sobre o processo de seleção pública de projetos, fornecerá subsídios para a elaboração de projetos culturais e falará sobre a criação de leis municipais de estímulo à cultura.

“Convidamos tanto as pessoas que participaram da primeira parte quanto outros interessados para que se inscrevam gratuitamente através do telefone 3402 6600 ou 99112- 2311”, destacou Denise Campos, assistente técnica da Secretaria da Cultura.