04 AGO 2015
SAÚDE
Saúde: Prefeitura e Lions Clube de Marília realizam ação social no Jardim Figueirinha

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e o Lions Clube de Marília “3º Milênio” realizaram no sábado (1º de agosto), das 8 às 14 horas, na Unidade da Saúde da Família (USF) do Jardim Figueirinha, uma Ação Social que reuniu moradores dos bairros: Jardim Natal, Jardim 1º de Maio, Figueirinha 1 e 2, Jardim Janaína e Bairro David Leuder.

“Esta é a segunda vez que participamos da organização de um evento deste porte. Ficamos contentes com a parceria, pois juntamente com a Prefeitura, nós pudemos oferecer informações e orientações técnicas à população mais carente. A nossa meta é promover, a cada seis meses, outras ações sociais na área da saúde em todas as regiões da cidade“, destacou Tânia Teixeira Godói, 1ª vice-presidente do Lions Clube de Marília 3º Milênio.

A programação do evento teve várias atividades estratégicas para as áreas da saúde da criança e do adolescente; da mulher; do adulto e idoso; saúde mental; saúde bucal; prevenção da dengue e leishimaniose; nutrição e práticas alimentares saudáveis; orientações jurídicas; práticas de beleza e estética, além de recreação e educação física.

Segundo a enfermeira responsável pelo programa Estratégia da Saúde da Família do Jardim Figueirinha, Elanir Morro, as estações organizadas foram definidas de acordo com o mapeamento das necessidades coletivas e das condições socioeconômicas dos moradores da região e também com base em algumas fragilidades na qualidade de vida da população. “Juntamente com o NASF e a Famema, fizemos este levantamento e detectamos algumas necessidades dos moradores. Assim, preparamos estas estações direcionadas à prevenção e à promoção da saúde. Este evento foi muito importante para a nossa unidade de saúde”, comentou a enfermeira.

“A nossa proposta é de construir com a comunidade hábitos saudáveis e também incentivar as suas práticas. O evento foi muito bom e alcançou o objetivo que esperávamos. Gostaríamos de agradecer o apoio das nossas equipes de saúde; do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF Azul; das instituições de ensino – Famema, FAEF, FAIP e do Cejusc da Unimar; além do Instituto Embelleze. Em breve, vamos promover novas ações sociais pelo município”, concluiu Danilo Bigeschi, secretário interino da Saúde.

Foto: Wilson Ruiz