03 JUL 2015
AGENDA CULTURAL
Workshop de Gestão Cultural destaca financiamentos e editais para diversas expressões culturais

Cerca de 30 pessoas entre ativistas, produtores e dirigentes culturais participaram da primeira parte do Workshop de Gestão Cultural ministrado no último dia 1º de julho, quarta-feira no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”, pelo projetista e parecerista e ex-secretário de Cultura de Bauru, José Augusto Vinagre, que ainda manteve plantão de apoio na elaboração de projetos e para esclarecimento de dúvidas, no dia 2.

Vinagre nesta primeira etapa focou mais nos financiamentos, principalmente visando o ProAc que está com diversos editais específicos abertos e contemplam expressões culturais como: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais.

Segundo a Secretária Tais Monteiro que também participou do workshop, “No ranking de cidades proponentes e com projetos aprovados, a participação de nosso município é muito baixa e sabemos que nosso potencial nas artes é muito grande. Com isso queremos incentivar os produtores culturais e artistas ao acesso aos diversos programas e projetos da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura, visando que tais projetos sejam contemplados e entrem na circulação por todo o Estado”.

Nas outras etapas que devem acontecer em agosto e setembro, o palestrante apresentará a estrutura administrativa na área da cultura nas três esferas,  um histórico do PNC-Plano Nacional de Cultura e a importância da criação dos Planos Municipais de Cultura, ainda discorrerá sobre o processo de seleção pública de projetos, fornecerá subsídios para a elaboração de projetos culturais e falará sobre a criação de leis municipais de estímulo à cultura.

As datas da continuação da parte II e III deste programa de “Gestão Cultural” serão divulgadas em breve pela Secretaria Municipal da Cultura.

Foto: Gisele Gally