11 JUN 2015
SAÚDE
Secretaria da Saúde promove curso de capacitação sobre punção venosa para os profissionais da área

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – promoveu, nos meses de maio e junho, na sede do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, vários cursos de capacitação teórica e prática de punção venosa em crianças para os profissionais da rede municipal de saúde.

No total, cerca de 200 profissionais – entre técnicos de enfermagem e coordenadores da área – participaram das atividades. “Desde o dia 25 de maio, realizamos estes treinamentos. As atividades prosseguiram até esta última quarta-feira, dia 10. No início deste ano, os gestores de saúde identificaram um aumento da demanda de crianças que procuravam nossas unidades básicas de saúde com necessidades de coleta de sangue e hidratação venosa. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde juntamente com o Departamento da Saúde da Criança e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde organizaram a capacitação para os profissionais das equipes de enfermagem, objetivando prepará-los para esta demanda e também atualizar os que já estão inseridos na esfera municipal”, afirmou Ana Paula Fakhouri, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Ensino da Secretaria Municipal da Saúde.

A rede venosa e arterial – localização e formação das veias e artérias em crianças abaixo de 10 anos de idade – possui características distintas da circulação sanguínea em adultos, necessitando uma abordagem psicológica e técnica especifica para esta faixa etária.

A Secretaria Municipal da Saúde firmou parcerias com três grandes instituições de educação (Famema, Unimar e Senac), para oferecer esta capacitação. “Esta atualização é muito importante, principalmente porque aprimora os conhecimentos e ajuda a relembrar as técnicas utilizadas pelos profissionais. A nossa faculdade está sempre à disposição da Secretaria para participar de ações como estas”, ressaltou a palestrante Eleny Rosa Guimarães Gonçalves, professora do curso de enfermagem na área de saúde da mulher e de pediatria da Unimar.

As atividades tiveram seis horas de teoria e prática, utilizando material de simulação (bonecos) semelhante ao corpo humano, onde o profissional treinou a técnica conforme a orientação e supervisão dos docentes parceiros. “Este curso me ajudou bastante a melhorar a minha formação profissional, além de me manter atualizado sobre o que vem sendo praticado na nossa área”, frisou Vanderli Silvério Alves, técnica em enfermagem na UBS Chico Mendes.

Na conclusão do curso de capacitação, cada profissional da rede municipal da saúde recebeu um certificado comprovando a experiência prática.

Curso de capacitação para Teste Rápido será realizado na próxima semana

Entre os dias 15 e 17 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde promove também cursos de capacitação técnica sobre Teste Rápido para os profissionais que atuam nesta área.

A programação irá abordar temas como: epidemiologia da Sífilis na gestação e notificações no município de Marília; epidemiologia do HIV na gestação/ transmissão vertical e o seguimento na cidade; apresentação do panorama da implantação dos Testes Rápidos no Estado de São Paulo; Hepatites Virais, DSTs , prevenção e tratamento; Sífilis Congênita – notificações/seguimento e cenário epidemiológico em Marília; PEP (Profilaxia Pós Exposição)  – abordagem da exposição sexual do HIV; aulas práticas de Testes Rápidos para Hepatites B e C; entre outros.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (14) 3417-3826, no SAE (Serviço de Assistência Especializada).

Fotos: Lígia Ferreira / Divulgação