11 JUN 2015
SAÚDE
5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional debate diretrizes e propostas para a Edição Estadual

Com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, foi realizada nesta quarta-feira, no auditório da reitoria da Unimar, a 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu mais de 500 participantes entre técnicos e profissionais da área, e foi organizado pelo Governo do Estado – por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – com o apoio da Prefeitura de Marília.

Entre as atividades destacou-se palestra sobre a política nacional de segurança alimentar, bem como a discussão e aprovação do regimento interno da conferência. Foram formados grupos para o debate sobre os temas “Comida de verdade”, “Estratégias em nível regional, estadual e nacional” e “Aperfeiçoamento e Ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetoriedade”. Houve também a eleição dos conselheiros regionais e dos delegados para a conferência estadual.

Para o vice-prefeito de Marília, Sérgio Lopes Sobrinho, o saldo da Conferência foi positivo e teve expressiva participação das cidades convidadas. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a participação dos municípios, no total foram 51 cidades convocadas para este evento. Hoje estamos vendo profissionais da área aqui reunidos para discutir a questão nutricional para todo território nacional, já que após esta edição regional, iremos para São Paulo, na Conferência Estadual e depois para Brasília, onde acontecerá a edição Nacional”, destacou o vice-prefeito.

Segundo a Diretora Regional da Cati de Marília, Maria de Fátima Caetano Prado,  a questão da segurança alimentar envolve fatores desde a produção até a distribuição para o consumidor. “Precisam estar envolvidos órgãos públicos e sociedade civil. Parabenizo o prefeito Vinicius Camarinha pela instalação do conselho e o debate sobre o tema. Quem vai ganhar é a população. Isso vai melhorar muito a questão, desde a produção até a distribuição para o consumidor. A meta é executar na prática a segurança alimentar”, disse.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, frisou que é muito importante envolver lideres de segmentos para a definição de uma diretriz sobre o tema para Marília e região. “É preciso evitar como consequência graves problemas de saúde. Quando há a sintonia nas ações, a população é a grande beneficiada. A Unimar tem um papel atuante nessa questão, sediando inclusive a Conferência Regional. A população precisa estar cada vez mais esclarecida para se envolver profundamente com esse tema”, conclui Mara Silvia Marconato.

Lideranças elogiam realização do evento em Marília

“Este é um evento muito importante, que vai definir alguns eixos para políticas públicas na questão nutricional. É fundamental a forma como Marília está se organizando, a participação da comunidade  e do poder público. Estou muito animado com o ambiente e propostas. Tenho certeza que daqui sairão muitas propostas para a questão nutricional para a Conferência Estadual, que é o próximo passo”. Michel Reche Beraldo – Coordenador Estadual de Agronegócio da Secretaria da Agricultura

“Quero registrar minha alegria, meu contentamento com o movimento, com o número de pessoas e ver como estão se preocupando com a importância dessa política, uma política  que defende a agricultura familiar, que defende a alimentação saudável, que foi produzida de forma responsável.” Maria Rita Marques de Oliveira, palestrante convidada – Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (SP) e atua como Conselheira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar.

“É muito importante debater esse tema. A população de Marília só tem a ganhar, incentivando a agricultura familiar e padronizando a qualidade dos alimentos. Essa agricultura familiar tende a crescer em todo território nacional.” Takao Shintaku – Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A alimentação é fundamental e o modo de se alimentar afeta toda a nossa saúde. Devemos fazer desse momento um importante passo para melhorar a alimentação e saúde de toda a população.” Luiz Takano – Secretário Municipal da Saúde

“Este evento é extremamente importante não só para a região, mas para o Brasil inteiro. Precisamos nos preocupar com os fatores nutricionais, uso de transgênicos e o uso indiscriminado de agrotóxicos, desde o plantio até a manutenção das produções.” Fernando Botelho Vilela Neto – Presidente do Sindicato Rural de Marília.

Fotos: Ligia Ferreira