30 MAR 2015
AGENDA CULTURAL
Secretaria da Cultura apresenta Exposição Fotográfica e Lançamento de livro no Marília Shopping

A Secretaria da Cultura, em parceria com o Marília Shopping, apresenta o Lançamento do Livro “Laura, A Cartomante” – do escritor mariliense Marcos Antonio Lavagnini, e a Abertura da Exposição Fotográfica “Fragmento Familiar” de Érica Montilha e Gisele Gally. O evento duplo acontece com uma Noite de Autógrafos no dia 2 de abril, às 20 horas no Espaço Cultural do Marília Shopping, com entrada franca.

Professor de música, músico arranjador, professor de teoria musical, escritor letrista, compositor musical, músico-instrumentista e escritor literário, Marcos Antônio Lavagnini lança seu quinto livro, um suspense onde um senhor entrega uma caixa para uma moça pobre e juntamente um baralho. A única exigência é a de que a caixa sob hipótese alguma poderia ser aberta. Com o baralho ela descobre que pode ter visão, pensamentos e que a carta lhe garante uma mudança de vida, tornando-a milionária, ela vai conquistando muitas coisas, depois de tudo aquilo ela resolve abrir a caixa e este ato lhe traz uma consequência, uma brusca mudar sua vida que quem ler vai saber o desfecho.

Marcos estudou música, por mais de trinta anos; sua fantasia era ser um bom músico. Lecionou música na Secretaria da Cultura Estadual, nas oficinas Tarsila do Amaral por cerca de cinco anos onde publicou seu primeiro livro: “Curso Básico de Violão” e em seguida o livro: “Curso Básico de Teclado”, que foram dispostos à venda somente na região de Marília, atingindo uma marca superior a 6.000 livros. Depois escreveu “A favela – Um instinto Social”, “O Diário de Régia” que ainda não foram publicados.

Com incentivo de amigos e familiares resolveu escrever um romance contando, parte da história, de um ente familiar. Passado na cidade vizinha de Oriente; logo em seguida foi aconselhado a enviar uma cópia para uma editora em São Paulo. Suas andanças demoraram cerca de seis anos até encontrar uma porta aberta; por indicação de um outro escritor via internet, enviou a cópia do livro “Hieleine” para o Clube de Autores, que após análise técnica o autor foi convidado a publicá-lo para todo o país.

O quarto livro foi sobre música instrumental e agora “Laura, a cartomante”, escrito em 2011, porém lançado quatro anos depois de ser finalizado. Com esta obra o autor assinou contrato de edição e cessão de direitos pelo prazo de 24 meses renováveis com a Editora Multifoco, com sede no Rio de Janeiro.

“Atualmente estou escrevendo o livro: “Ajuda-me a viver”, que se trata de um tema de uma pessoa que, portadora de uma doença fatal, vive implorando pela vida. Espero que meus amigos, os leitores interessados possam comparecer nesta noite importante e que possam realmente gostar de meu trabalho”, disse o autor.

Já a Exposição Fotográfica “fragmento familiar” das fotógrafas Érica Montilha e Gisele Gally tem a Curadoria da Secretária da Cultura e artista plástica Tais Monteiro, e retrata lugares conhecidos e pessoas que ajudaram de alguma forma no crescimento e na história da cidade. Érica escolheu pessoas como Rosa de Toledo Cesar, fotógrafa de 98 anos, Dr. Nadir de Campos, ex-vereador, professor aposentado e advogado atuante, Antônio Francisco Parra, oficial de registro civil e alguns lugares como Estrada de Dirceu, Represa cascata e outras.

Segundo a fotógrafa, que também é autora da Exposição “O passado no presente” que já esteve em cartaz no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária e que já esteve na UNOPAR, no Marília Shopping, no CCBEU, e outros locais, “Fragmento familiar é a busca pela paisagem despercebida no dia-a-dia, pelas imagens que não podemos observar e pela essência de pessoas que, cada qual com seu papel, contribuem para o crescimento do nosso povo”.

Já Gisele Gally que também é funcionária pública da pasta da Cultura, expôs a Mostra “Astronomia Show” no Centro Cultural onde registrou astros de uma forma única e esta será a sua segunda exposição. Gisele escolheu registrar a antiga Telesp, a Feira Livre de domingo, o Palhaço Catatau, Antiga Rodoviária, entre outras.

A Exposição fica aberta para visitação até o dia 05 de maio, no horário das 10 às 22 horas. Na noite de abertura haverá apresentação cultural do Balé Jovem.

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia