23 MAR 2015
Instalado reservatório do poço dos Altos do Palmital

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) concluiu nesta sexta-feira,  a implantação do reservatório do Poço dos Altos do Palmital, na zona norte. Ele tem capacidade para 200 mil litros e possui uma altura de 17 metros.

Com 260 metros de profundidade e vazão de 15 mil litros por hora, esse poço será fundamental para resolver o problema de falta d’água reclamado durante anos pela população dessa região.

Fará parte do conjunto de seis poços para solucionar a crise de abastecimento em toda a zona norte: Macul, Padre Nóbrega,  Tiro de Guerra, Examar, Primavera e Altos do Palmital. “O investimento em abastecimento d’água neste ano será de R$ 10 milhões. Estaremos resolvendo mesmo esse grave problema numa região onde a população sofreu por anos. Além disso, temos um planejamento para o investimento constante no sistema de abastecimento, acompanhando o crescimento populacional e urbano de Marília”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

Ele confirmou para os próximos dias a entrada em funcionamento do poço de Padre Nóbrega. “O teste de vazão está sendo concluído, com ótimo resultado. Esse poço vai abastecer eminentemente o distrito, com cerca de quatro mil moradores. Com isso, a água que atualmente abastece Nóbrega, dará reforço paras o abastecimento do Santa Antonieta”, destacou o prefeito.

O diretor do Daem, João Carlos Polegato, destacou que além dos seis poços para resolver a falta de água na zona norte, haverá uma atuação em sintonia regionalizada. Com a setorização dos reservatórios, a pressão na rede será menor, evitando-se o desperdício de água com vazamentos. “A pressão constante e equilibrada, vai amenizar os vazamentos, o que vai significar mais água disponível para a população.

Além disso, há o poço profundo do Cascata, com 1.100 metros de profundidade e produção de 200 mil litros/hora, garantindo o abastecimento de água de toda zona Leste de Marília, além de uma adutora com ligação ao reservatório da zona sul (R6).

Haverá ainda a perfuração de outro poço no Distrito de Lácio e mais dois na zona sul, e ainda: adutora em Nóbrega bem como reservatórios da  ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e  no bairro Riviera (200 mil litros), bem como as adutoras que ligarão o poço profundo do Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3.

Dia mundial da água serve para educar a população

“O dia mundial da água, neste domingo, deve servir para a população refletir. A água doce é finita. O Brasil vem enfrentando uma grave crise hídrica por vários fatores, como clima, a necessidade de investimentos constantes para acompanhar o crescimento populacional e urbano e a educação da população”.

Segundo o diretor do Daem, o hábito doméstico do brasileiro precisa mudar. O desperdício de água nas atividades diárias tem de acabar.

Fotos: Wilson Ruiz