18 MAR 2015
Concluída nebulização do bairro Santa Antonieta

A equipe de nebulização da empresa Agroatta, contratada pela Prefeitura, na guerra contra o mosquito da dengue concluiu nesta quarta-feira (18) o trabalho em um dos bairros mais populosos de Marília: o Santa Antonieta (zona Norte).

“Foi realizado um trabalho grande naquela região, com início no Conjunto Marina Moretti, Parque das Nações, Jardim Primavera, além de todo bairro Santa Antonieta e Jardim Julieta, foram visitados imóveis, terrenos e também prédios comerciais. Nesta quinta-feira (19) o trabalho será retomado do outro lado da rodovia, em como bairro Altos do Palmital, Figueirinha, César Almeida, Aniz Badra e Jânio Quadros, até chegar na região do bairro J.K. É um trabalho extenso de nebulização e mais uma vez pedimos o apoio da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, solicitamos que os moradores continuem recebendo os profissionais da saúde e eliminando os criadouros do mosquito”, afirmou o diretor de Saúde, Danilo Bigeschi.

Danilo explicou que todo o trabalho de aplicação de inseticida é regulado pelo Ministério da Saúde, especificamente pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e a lógica para nebulização é realizada de acordo com o mapa de incidência dos casos confirmados no município. “O trabalho é direcionado para as regiões onde há um número maior de pessoas atingidas pela dengue, é um critério técnico adotado pela Secretaria Estadual da Saúde e que o município obrigatoriamente segue”.

A nebulização pela empresa Agroatta é realizada durante o dia e à noite o trabalho é executado pelas equipes da Sucen, em parceria com a Prefeitura, do lado oposto da cidade. O trabalho conta com o apoio de agentes de trânsito da Emdurb.

“O combate acontece em três frentes, não estamos medindo esforços contra o mosquito transmissor da dengue. Pedimos aos moradores que, durante os trabalhos, mantenham as portas e janelas bem abertas para facilitar a entrada do inseticida. Animais domésticos, como passarinhos e peixes, devem ser cobertos e protegidos com um tecido. Idosos, doentes acamados, gestantes e recém-nascidos podem ser alojados num quarto da residência para evitar o contato direto com o produto. Não é recomendável ficar nos passeios públicos, durante a nebulização. As fêmeas do mosquito é que transmitem a doença e elas sempre procuram o interior dos imóveis. Por isso, o apoio da população é fundamental para a eliminação do mosquito e o sucesso da operação”, ressalta Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o coordenador da Divisão de Zoonoses, duas máquinas motorizadas Leco estão sendo utilizadas nas ações de nebulização. “Estamos retomando esta medida preventiva, que já havia sido executada nos meses de novembro e de dezembro do ano passado. Os trabalhos são executados das 19 horas até a meia noite, e atende a um cronograma de atividades estabelecido pela SUCEN”, comenta Garrido Neto.

Além das regiões Norte e Sul, outra frente de trabalho da Divisão de Zoonoses também está atuando nos distritos do município. “Já finalizamos as ações em Rosália e estamos encerrando as ações em Padre Nóbrega. Nos próximos dias, iremos começar a nebulização em Avencas e, posteriormente, faremos Lácio e Dirceu”, ressalta o coordenador do setor de Divisão de Zoonoses.

Com casos de dengue na família, o funcionário público Nelson Fumio permitiu a entrada dos profissionais da saúde para a nebulização. “Prendemos os animais domésticos e faço questão de autorizar o trabalho no meu imóvel. A nebulização é fundamental para vencermos a dengue, acho que todos deveriam também colaborar”.

Vítima da dengue, o aposentado Benedito Pereira dos Santos “Acho ótimo que a nebulização chegou na minha casa, aprovei as ações da Prefeitura, limpo meu quintal e cobro também os meus vizinhos quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti”.

Fotos: Wilson Ruiz