17 MAR 2015
Doença avança e atinge mais de 90% dos municípios paulistas

Os casos de dengue avançam no estado de São Paulo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença já atinge mais de 90% das cidades paulistas. Dos 645 municípios, 604 já registraram pelo menos um caso da doença.

Sorocaba, Catanduva, Rio Claro e Guararapes, por exemplo, estão entre as cidades com as maiores ocorrências da doença. De acordo com o governo federal, o Estado já registrou 35 mortes entre janeiro e o dia 7 deste mês. No mesmo período de 2014 foram nove óbitos. A Secretaria Estadual da Saúde, por sua vez, informou que, em janeiro e fevereiro, foram confirmados 38.714 casos.

Para o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, o médico infectologista, Marcos Boulos o pico da doença, em 2015, deve acontecer em maio, porém cidades onde a epidemia se deu mais cedo os registros tendem a começar a cair. “A epidemia começou muito cedo, em janeiro, houve uma explosão nos três primeiros meses do ano. Acredito que nos municípios onde o problema apareceu primeiro os números começarão a descer, por exemplo, Marília provavelmente vai começar a perceber a redução dos casos antes de municípios que têm apresentado o problema agora como Bauru, Botucatu e Campinas. Porém não vai desaparecer, em 2014 tivemos dengue o ano todo, em menor incidência, mas em todos os meses. A saúde está em alerta, estamos discutindo as causas desse aumento da incidência de dengue e como devemos elaborar um programa que possa abordar essa situação epidêmica, principalmente os casos de óbito e que os hospitais possam trabalhar de maneira colaborativa para acabarmos com essa situação”, disse Boulos.

Autoridade no combate a doenças como Malária, Hepatite, Leishmaniose e dengue, o médico Marcos Boulos esteve em Marília para participar de um evento realizado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) onde destacou como corretas e adequadas as ações promovidas pela Prefeitura no combate à doença e ainda ratificou que é preciso ter critério na divulgação dos números, afinal, número de óbitos, por exemplo, só podem ser realmente confirmados após análise de instituto credenciado no estado.

Ações de Combate

A Prefeitura de Marília vem intensificando, nos últimos dias, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – tem promovido trabalhos de nebulização nos bairros da zona Norte da cidade e nos distritos, e iniciando também as ações na região Sul do município.

“Nesta semana vamos continuar os trabalhos no bairro Santa Antonieta, na zona Norte. No distrito de Padre Nóbrega, as atividades estão sendo encerradas e, nos próximos dias, iremos agir em Avencas. Além disso, estamos começando as ações de nebulização na zona Sul. A nossa ideia é que as equipes trabalhem em sentido convergente rumo à área central da cidade”, ressalta Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Ações adotadas pela Prefeitura na guerra contra a dengue:

– Criação do Comitê Gestor;

– Estado de emergência;

– Unidade de Saúde – Polo de Atendimento;

– Instalação de tendas para apoio no atendimento;

– Orientação nas escolas;

– Panfletos e campanha de divulgação;

– Parceria com CRECI, ACIM, Rotary Club, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;

– Aplicação de multas em locais irregulares;

– Canal de denúncias 0800 7766111 ou 193;

– Vistoria nas residências e terrenos baldios;

– Capacitação de equipes de saúde;

– Mutirão de limpeza/Projeto Cidade Limpa;

– Recolhimento de pneus;