18 MAR 2015
Nebulização já está na zona Sul da cidade

Equipes da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias)  começaram na noite de segunda-feira (16), nos bairros da zona Sul, os trabalhos de nebulização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e conta também com o apoio dos agentes de trânsito da Emdurb.

No total, mais de 30 bairros da região Sul vão receber as atividades de nebulização. “Pedimos aos moradores que, durante os trabalhos, mantenham as portas e janelas bem abertas para facilitar a entrada do inseticida. Animais domésticos, como passarinhos e peixes, devem ser cobertos e protegidos com um tecido. Idosos, doentes acamados, gestantes e recém-nascidos podem ser alojados num quarto da residência para evitar o contato direto com o produto. Não é recomendável ficar nos passeios públicos, durante a nebulização. As fêmeas do mosquito é que transmitem a doença e elas sempre procuram o interior dos imóveis. Por isso, o apoio da população é fundamental para a eliminação do mosquito e o sucesso da operação”, ressalta Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o coordenador da Divisão de Zoonoses, duas máquinas motorizadas Leco estão sendo utilizadas nas ações de nebulização. “Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, nós estamos retomando esta medida preventiva, que já havia sido executada nos meses de novembro e de dezembro do ano passado. Os trabalhos são executados das 19 horas até a meia noite, e atende  um cronograma de atividades estabelecido pela SUCEN”, comenta Garrido Neto.

Zona Norte e distritos

Além da zona Sul, mais duas frentes de trabalho coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde estão atuando na região Norte da cidade e nos distritos de Marília.

“A Agroatta está com os trabalhos concentrados no bairro Santa Antonieta, em direção ao Jardim Renata e Julieta. As ações já foram finalizadas nos bairros Parque das Nações, Primavera e Marina Moretti. Nos distritos, as atividades de bloqueio e controle de criadouros – promovidas por equipes da Divisão de Zoonoses – vão começar, nesta quarta, em Avencas. Rosália e Padre Nóbrega já receberam a aplicação do inseticida”, informa Danilo Bigeschi, assessor técnico da Secretaria Municipal da Saúde. Cerca de 80 funcionários da Agroatta participam das atividades de nebulização no interior das residências.

Notificações e Autuações

Desde o início da campanha “Todos contra a Dengue”, a Prefeitura de Marília – por meio do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – já registrou, até o momento, 532 notificações aos proprietários de terrenos baldios, imóveis abandonados e em construção, que descumpriram a ordem de limpeza e retirada de criadouros de focos do mosquito transmissor da dengue.

“Deste total de notificações relacionados com a dengue, já autuamos em parceria com os agentes de saúde, 32 proprietários de imóveis por não atenderem as nossas solicitações e por insistirem no descaso com a doença”, enfatiza Juliano Bataglia, chefe do setor de Fiscalização de Posturas.

“Estamos fazendo a nossa parte e combatendo o problema. Porém, reitero que a população precisa dar a sua contribuição, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria). O apoio da população é imprescindível para que juntos possamos vencer esta batalha”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha.

Ações adotadas pela Prefeitura na guerra contra a dengue:

– Criação do Comitê Gestor;

– Estado de emergência;

– Unidade de Saúde – Polo de Atendimento;

– Instalação de tendas para apoio no atendimento;

– Orientação nas escolas;

– Panfletos e campanha de divulgação;

– Parceria com CRECI, ACIM, Rotary Club, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;

– Aplicação de multas em locais irregulares;

– Canal de denúncias 0800- 77-66-111 ou 193;

– Vistoria nas residências e terrenos baldios;

– Capacitação de equipes de saúde;

– Mutirão de limpeza/Projeto Cidade Limpa;

– Recolhimento de pneus;