09 MAR 2015
EDUCAÇÃO
Emef Célio Corradi passa a ter aulas em período integral. Prefeitura entrega uniformes de verão para alunos da zona Leste

O prefeito Vinicius Camarinha esteve na sexta feira (06) na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Profº Célio Corradi’ para a entrega de uniformes de verão para 2.825 alunos de 11 escolas da zona Leste de Marília.

Os meninos receberam dois shorts e duas camisetas enquanto as meninas dois shorts-saias e duas camisetas. “Os uniformes além de cooperar com o orçamento familiar, têm o objetivo de identificar, proteger e organizar o espaço escolar trazendo um ambiente de igualdade. Também destacamos a segurança, pois com o uniforme, os alunos são facilmente identificados”, disse o prefeito.

Receberam os uniformes alunos das escolas Bem Me Quer, Chapeuzinho Vermelho, Curumim, Irmão Maurício, Meu Anjo. Monteiro Lobato, Príncipe Mikasa, Roda Pião, Saci Pererê e Célio Corradi

No total, foram entregues 36 mil uniformes para 18 mil alunos, num investimento de R$ 1 milhão, fora os investimentos em obras, inclusive oito creches, merenda, material escolar e aulas de inglês para o Ensino Fundamental.

Em breve serão entregues os kits com material escolar e a prefeitura já está licitando os uniformes de inverno para o meio do ano.

O vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho também acompanhou o evento.

Na solenidade desta sexta feira, o prefeito Vinicius Camarinha fez oficialmente o lançamento da Emef Célio Corradi com aulas em período integral, dentro do projeto ‘Escola Total – Aprendendo o Tempo Todo’.

Inaugurada em1998, aescola possui atualmente 204 alunos, com idade entre 6 e 11 anos, da 1ª a 5ª séries. Os estudantes terão atividades educativas, recreativas e esportivas entre 7h30 e 16h30. Com o período integral, as refeições dos estudantes ocorrerão às 9h00 (lanche), 11h30 (almoço) e 14h00 (lanche).

De acordo com o planejamento definido pela Emef e Secretaria Municipal da Educação, no período da manhã os alunos terão a grade curricular completa. À tarde, serão 10 oficinas: produção de textos, estratégia de leitura, jogos ortográficos e matemáticos, programa de qualidade (saúde e meio ambiente/direitos humanos e sociedade), Educação Física, Informática Educativa e Inglês. “Com isso, todos os alunos passarão por todas as oficinas durante a semana, com atividades motivadoras para o ensino”, garantiu Rosani Puia de Souza Pereira, diretora da escola.

O prefeito Vinicius Camarinha voltou a dizer que a educação é prioridade no seu governo e que as aulas em período integral são fundamentais para a formação do aluno. “A data de hoje entra para a história de Marília com a transformação da Emef Célio Corradi em período integral. Isso já ocorreu no ano passado com a Emef ‘Nicácia Garcia Gil’, na zona Sul. Precisamos manter os alunos na escola o maior tempo possível. Assim, eles terão um melhor aproveitamento escolar, além de atividades para a cidadania, evitando-se o descaminho. Isso proporciona aos pais a possibilidade de trabalharem, com a segurança do excelente encaminhamento dos filhos. O orçamento doméstico maior vai proporcionar uma melhoria na condição social”, comentou Vinicius.

O diretor de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão destacou que com o projeto a criança fica aprendendo o tempo todo, com professores qualificados para motivar o interesse dos alunos pelas matérias.

Na solenidade, nesta sexta feira, a Câmara Municipal esteve representada pelo presidente Herval Rosa Seabra. “A Emef ‘Célio Corradi’ entra para a história da cidade como a segunda unidade a ter aulas em período integral Parabéns ao prefeito Vinicius pelo arrocho no cumprimento de mais um compromisso de campanha, de atenção e comprometimento com as crianças de Marília”, destacou Herval.

A logomarca e o slogam do projeto Escola Total foram desenvolvidos pelo aluno Talles Henrique dos Santos Leite, 10, que foi presenteado pelo prefeito Vinicius com uma caixa de lápis de cor, como incentivo às artes e ainda um prêmio surpresa, anunciado pelo próprio chefe do Executivo no evento, uma bicicleta.

Arte:

Oficinas da Escola Total no período da tarde

Produção de textos

Estratégia de leitura

Jogos ortográficos e matemáticos

Programa de qualidade (saúde e meio ambiente/direitos humanos e sociedade), Educação Física

Informática Educativa

Inglês

Ex-narrador Osmar Santos acompanha o evento

“Em suas narrações esportivas ele sempre foi um grande incentivador do esporte para os jovens e um grande divulgador de Marília”, assim o prefeito Vinicius Camarinha se referiu a Osmar Santos, destacando ser seu convidado especial no evento.

Conhecido como o “pai da matéria” e locutor das diretas de 1984 , Osmar é considerado um mito da narração esportiva brasileira pela inovação que proporcionou.

Está afastado das transmissões esportivas desde dezembro de 1994, quando foi vítima de um acidente automobilístico na BR 153, próximo à Getulina, região de Lins.

Atualmente Osmar tem se dedicado às artes plásticas.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz