04 FEV 2015
AGENDA CULTURAL
Marília Shopping, em parceria com a Secretaria da Cultura, traz toda beleza e alegria do carnaval para seus visitantes

Sem dúvida, o carnaval é uma das festas que mais traduzem a cultura e a identidade do povo brasileiro. Em meio à vibração dos foliões, as raízes se tornam evidentes, revelando, em uma miscelânea de cores, contos e olhares, realidades que expressam a empolgação unida ao desejo de ser feliz. Toda essa atmosfera da maior e mais alegre festa popular do mundo, poderão ser conferidas no Espaço Cultural do Marília Shopping, a partir do dia 5 de fevereiro, às 20h, com a exposição ‘Outros Carnavais’.

Em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história do carnaval em Marília através de fotos antigas cedidas pelo Museu Histórico e Pedagógico, bem como pela Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal. Além disso, poderão ser apreciadas algumas indumentárias (roupas) de mulatas e fantasias da Escola de Samba Nova Marília; troféus, entre outros objetos.

Fundada em julho de 1985 a Escola de Samba Nova Marília (Grenom), foi campeã do Primeiro Grupo por 17 vezes no carnaval oficial da cidade. A Escola ostenta duas importantes conquistas: Uma bateria que sempre recebeu o título de Nota 10 e ser a única agremiação que desde sua fundação nunca deixou de desfilar. Mesmo que a cidade não tenha o carnaval oficial na rua, a Escola promove seus desfiles na Avenida João Ramalho, no bairro Nova Marília.

Segundo Taís Monteiro, Secretária da Cultura e parceira nos eventos do Espaço Cultural do Marília Shopping, “Mesmo o carnaval não sendo uma invenção brasileira, nem tampouco seja realizado apenas neste país, é uma festa tradicional, e merece ser lembrada através desta importante mostra”, destaca.

Já para Lindolfo Moura Filho, gerente geral do Marília Shopping “Através dessa parceria tão significativa, o Marília Shopping mais uma vez inova com esta exposição que retrata um pouco da história dos carnavais em nossa cidade”, ressalta.

Em sua abertura oficial, a exposição ‘Outros Carnavais’, contará com a apresentação do Espaço de Dança Gisele Bastos, que trará danças típicas de carnaval como frevo, samba e a dança do Boi de Manaus.

Gratuita, a exposição pode ser apreciada no Espaço Cultural do Marília Shopping até o dia 2 de março, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 13h às 19h.

Atrações

Além da exposição ‘Outros Carnavais’, o Marília Shopping traz grandes atrações para deixar o período de carnaval ainda mais divertido e encantador.Um dos destaques fica por conta da exposição de máscaras venezianas do acervo da Biblioteca Pública de Marília.

O acervo, que apresenta 52 belos adereços, irá remeter os visitantes a um dos eventos mais charmosos e clássicos do mundo que deram origem aos atuais bailes de máscaras.

Criadas no Século XV, pela Commedia Dell Arte – companhia de teatro que se opunha à elite que dominava a cena cultural europeia – as máscaras de Veneza caracterizavam personagens típicos da sociedade local nas sátiras encenadas em praças públicas e nas ruas de Veneza, além de serem utilizadas por nobres que se misturavam aos plebeus durante as festas populares sem que sua imagem pública pudesse sofrer danos. Com o passar do tempo, se tornaram mais sofisticadas e passaram a ser utilizadas também como peças decorativas, sendo uma das principais atividades econômicas dessa região.

E, como não podia ser diferente, os pequenos foliões irão fazer a festa nas oficinas criadas especialmente para eles. Em parceria com a Associação Ecológica Integrada, a criançada poderá usar toda sua criatividade para criar suas próprias máscaras e sair por aí fazendo a sua bagunça em grande estilo.

As atividades, que são gratuitas, acontecem de 6 a 17 de fevereiro. A exposição de máscaras venezianas pode ser visitada de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 13h às 19h. Já as oficinas de customização de máscaras acontecem de segunda a sábado das 14h às 22h e aos domingos e feriados das 13h às 19h.