10 NOV 2014
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Ciclofaixa e Escola de Ciclismo completam 6 meses: sucesso de público em Marília

Ao completar seis meses de funcionamento, a Ciclofaixa já é um sucesso em Marília. Realizado em parceria entre Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o Governo do Estado e a Federação Paulista de Ciclismo, o projeto está atraindo todos os domingos na Avenida das Esmeraldas uma média de 2 mil ciclistas, sendo efetuadas cerca de 600 empréstimos de bicicletas.

“Foi mais uma conquista junto ao Governo do Estado. Estamos emprestando de graça 150 bicicletas para estimular o ciclismo e o entretenimento. Além disso, no horário da Ciclofaixa, Marília passou a ter um parque linear de 10 quilômetros. Agora, quem quiser pedalar com segurança no trânsito, terá essa oportunidade aos domingos”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha, ao fazer um balanço sobre esse projeto.

“Em relação às cidades do interior, Marília vem se destacando e seus números são superiores ao de outros grandes centros, como é o caso de Ribeirão Preto. Só temos que agradecer ao prefeito Vinicius Camarinha pelo empenho em trazer este projeto para a nossa cidade”, ressalta Antonio Carlos Prieto, coordenador do projeto Ciclofaixa. Nesses seis meses, foram 15 mil empréstimos de bicicletas.

TOTAL SEGURANÇA – O projeto Ciclofaixa tem um total de 10 quilômetros de extensão, começando próximo ao estádio Abreuzão e segue até ao distrito de Lácio (ida e volta). Para garantir total segurança aos frequentadores, a Avenida das Esmeraldas é devidamente sinalizada, o que estimula a educação no trânsito.

“Estamos emprestando de graça 150 bicicletas para estimular o ciclismo e o entretenimento. É só apresentar o documento pessoal – com foto – no setor de cadastro entre 9h00 e 15h00 e a bicicleta é liberada por uma hora, podendo haver renovação do tempo. É um grande estímulo às atividades físicas e de lazer”, explica Prieto.

ESCOLA DE CICLISMO – Além da Ciclofaixa, outro projeto – também desenvolvido simultaneamente pela parceria Prefeitura e Governo do Estado – e que tem alcançado um bom resultado é a Escola de Ciclismo.

“Desde o início, há seis meses, cerca de 300 alunos – entre crianças, jovens e até idosos – já passaram pelo projeto. Além disso, três crianças portadoras de necessidades especiais (Síndrome de Down) também foram atendidas na nossa Escola de Ciclismo”, comenta Prieto.

As aulas na Escola de Ciclismo são ministradas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, nas dependências do estádio  Bento de Abreu Sampaio Vidal (“Abreuzão”), na Avenida Vicente Ferreira – no portão da nova arquibancada – ao lado do placar.

“Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, também estamos fazendo parte do projeto ‘Pequeno Atleta’, que é promovido nas manhãs de segunda e terças-feiras, no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antônio”, destaca o coordenador.

E complementa: “Com o sucesso dos projetos em nossa cidade, já solicitamos ao prefeito Vinicius o apoio na renovação junto ao Governo do Estado. Pelo ótimo relacionamento que a sua administração possui com o Governador Alckmin, creio que seremos prontamente atendidos”, frisa Prieto.

Mais informações e inscrições na Escola de Ciclismo podem ser obtidas pessoalmente no portão 2 do estádio “Abreuzão”. Basta comparecer neste local, no horário comercial e preencher uma ficha de cadastro. As aulas são gratuitas e realizadas num ambiente totalmente seguro.

Foto: Wilson Ruiz