03 SET 2014
CULTURA
Novo conselho municipal de cultura e defesa do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico é eleito

Em reunião, com recorde de público e formada por praticamente todos os segmentos e linguagens culturais, realizada na última terça-feira (02), no Auditório Municipal “Professor Octávio Lignelli”, foi eleita a nova formação do Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico para este novo biênio.

Após a formação da mesa de autoridades – composta por Tais Vanessa Monteiro, Secretária Municipal de Cultura, Márcio Martins, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura e Sonia Tonin, Vereadora, representando a Comissão de Cultura da Câmara Municipal – Flávio Henrique, Coordenador da Secretaria da Cultura e mediador do evento, falou sobre algumas das diversas competências do Conselho, fez a leitura da lei de Criação, mencionou a II Conferência Municipal de Cultura de Marília e falou sobre a importância da continuidade do Conselho como órgão de assessoramento da Secretaria da Cultura que é também um dos requisitos para que os municípios possam fazer parte do Sistema Nacional de Cultura.

A Comissão Eleitoral, conforme artigo 5º do Decreto 10.987 de 2012, formada pelas servidoras Denise Campos Justino e Eliana Moreno e ainda Letícia de Oliveira Rodrigues, foi responsável por toda a realização do pleito, apresentando um regulamento para a votação e eleição, apresentando os candidatos de cada segmento, organizando o processo de votação e contagem dos 120 votos, e contou com a fiscalização de Adriana Ferreira da Rocha, Gonzalo Pérez Carrasco, Rafaela Carolina da Silva e Fabiana da Silva.

O novo Conselho ficou assim definido: Márcio Martins e Sidney Alves, representando as Artes Cênicas; Rita Magnani e Isabel Campos, representando a Artes Plásticas; Márcia Pazin, representando o segmento audio-visual e fotografia; Oziane Santos, representando o Artesanato; Rosangela Formentini Caldas, representando Literatura; Fabiano Tenório representando Música; Maria Tereza representando o canto Coral; Antônio Primo e Maria José Jorente, representando História e Patrimônio; Fábio Dunga e Fernando Ciconello, representando Cultura Popular; André Gomes e Laerte Marques, representando Produtores e Empresariado; e por fim, Natália Nakano, representando Entidades Estudantis.

Foi pronunciado o Ofício emitido pela Secretaria Municipal da Cultura dos representantes do Poder Público: Eliana Moreno, Secretaria da Cultura; Thays Helena E. Rossato, Secretaria M. da Educação; Luciano Gleuce Marques, Secretaria da Juventude e Cidadania; Milena Deganuti de Mello, da Oficina Tarsila do Amaral; Sirley Guarezzi, indicada pela Comissão de Registros Históricos e Rosimeiri Gonçalves Açafrão, pela Diretoria de Ensino.

Agora eleito, o Conselho se reunirá em breve para a eleição do Presidente e Vice-Presidente e a Secretaria Executiva, formada pelo 1º e 2º Secretários onde todos os conselheiros titulares podem se candidatar a qualquer um dos cargos da diretoria e ainda formar as Comissões de Defesa do Patrimônio Histórico, Legislação e a última, de Ações Culturais.

Foto: divilgação