02 SET 2014
Poço da Vila Barros volta a funcionar após a troca da bomba

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) concluiu no final da tarde desta segunda-feira (01) a substituição da bomba do poço profundo da Vila Barros. A queima do equipamento ocorreu na manhã de domingo, afetando o abastecimento nos bairros Fernando Mauro, Palmital, Palmital Prolongamento, Lavínia. Castelo Branco, Vila Nova, JK, Parque das Acácias e parte do Santa Antonieta.

Segundo o diretor do Daem, João Carlos Polegato, com o investimento determinado pelo prefeito Vinicius para a compra de bombas reservas, o início da troca foi imediato. “Agora o quadro é outro: temos bombas disponíveis para a substituição em caso de queima do equipamento. O objetivo, é afetar o mínimo possível à população. A bomba está localizada a250 metrosde profundidade”, explicou Polegato. A vazão do poço é de 300 mil litros de água por hora.

Nas últimas horas, houve também problema no Sistema Cavalete responsável pelo abastecimento de água de 30 mil pessoas na zona sul de Marília.

O vendaval de domingo à noite interrompeu a o fornecimento de energia elétrica no sistema que abrange seis poços. A responsabilidade do fornecimento de energia é da CPFL. Na manhã desta segunda-feira, os técnicos localizaram o problema. Depois do devido reparo, por volta das 11h00, o sistema voltou a operar normalmente.

No entanto, como é preciso bombear água para os reservatórios só no final da tarde de ontem (segunda feira) o abastecimento de água voltou ao normal no  Nova Marília II,III e IV; Vila Real, Parque dos Ipês, Teotônio Vilela, Santa Clara e Conjunto Paulo Lúcio Nogueira (CDHU).

“São problemas técnicos solucionados rapidamente, mas que infelizmente afetaram o abastecimento da população, ainda mais num momento de estiagem que comprometeu o Sistema Peixe e a represa Cascata. É fundamental que os marilienses nesse momento de emergência economizem água, evitando lavar calçada, quintais, carros e até trocar o líquido das piscinas”, afirmou o diretor do DAEM, João Carlos Polegato.

INVESTIMENTOS – A Prefeitura está realizando um pacote de investimentos na área de abastecimento:

–  Perfuração de oito poços (um em fase final e outros em processo de licitação) – principalmente na zona Norte, com quatro poços no bairro Santa Antonieta e outro no distrito de Padre Nóbrega;

– Conclusão do poço profundo da represa Cascata (deve ficar pronto em 20 dias, fornecendo mais 200 mil litros/hora);

– Implantação de dois grandes reservatórios (capacidade de 3 milhões de litros);

– Implantação de novas adutoras e também compra de bombas e motores reservas para os poços e recalques do sistema peixe/arrependido (responsável por 60% do abastecimento de Marília).

Assessoria de imprensa

Fotos: Wilson Ruiz