28 AGO 2014
Prefeitura lança o projeto “Pequeno Atleta”

A prefeitura lançou na quarta feira (27), no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio (Cemec), o Programa de Educação Integral “Pequeno Atleta”. Cerca de mil alunos das Emefs (Escolas Municipais do Ensino Fundamental), todos uniformizados, acompanharam a solenidade.

Trata-se de mais uma novidade na área educacional implantada em Marília na atual gestão. “Haverá iniciação esportiva em várias modalidades como Vôlei, Basquete, Tênis de Mesa, Ciclismo, Pebolim, Futsal e Xadrez, com aulas ministradas por professores da própria rede. Também serão desenvolvidas outras atividades como contação de histórias, arte, libras, dança e iniciação musical com objetivo da formação da Banda Marcial da Secretaria Municipal da Educação”, destacou a coordenadora Josiane Faria.

“No meu governo, a meta é implantar o ensino integral. O que se viu hoje aqui no ginásio, no lançamento do projeto, foram atividades da educação do primeiro mundo. O projeto será desenvolvido no horário contrário ao de aulas, colaborando com a formação de cidadania. É mais um importante investimento na Educação, para que os alunos não se envolvam com o descaminho. Uma mãe me fez um comentário muito interessante. Segundo ela, esse projeto tira os alunos do uso constante do computador e video game, ou seja, é uma prática plenamente saudável. A educação é o caminho para uma sociedade melhor. Por isso, não meço esforços para o investimento na área educacional”, comentou o prefeito Vinícius.

Segundo a secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, nesse projeto piloto já estão matriculados 200 alunos, de seis a dez anos, da Emef (Escola Municipal de Ensino fundamental) “Profª Edméa Braz Rojo Sola. A escola fica ao lado do ginásio e isso vai facilitar para todos. “Estamos realizando a experiência com expectativa de ótimo resultado e ampliação do projeto para toda a rede no ano que vem. As atividades serão de segunda a sexta feira, entre 8h00 e 10h30 (para as crianças que estudam à tarde),  além de 15h00 às 17h30(Para os alunos da manhã). Cada estudante poderá participar das atividades em dois dias da semana.

Durante a solenidade, houve apresentação de balé, do corpo de baile e da Banda Marcial da Secretaria Municipal da Educação. “A banda foi muito aplaudida. Fico muito feliz com isso. Estamos em atividade há dois meses e os primeiros resultados começam a ser colhidos, comentou o maestro Clayrton Vieira Basta. O prefeito Vinicius e a secretária Fabiana estão oferecendo todo o apoio”, afirmou.

Aliás, Fabiana destacou que a  banda será uma das atrações no desfile de 7 de setembro, na Avenida Sampaio Vidal. “É claro que a banda ainda está em formação com os alunos de 8 a 10 anos. É um sonho antigo que estamos realizando e queremos mostrar isso à população”, afirmou a secretária.

O vereador José Bassiga, no discurso aos presentes destacou que o “Pequeno Atleta” é mais um passo importante no investimento do governo Vinicius na Educação.

A secretária de Trabalho, Governo e Inclusão, Renata Devito, também educadora, disse que ficou encantada com a apresentação dos alunos e da proposta. “É o grande exemplo de que através da Educação, Cultura e Esporte a inclusão social é plenamente possível”, destacou.

O presidente da Emdurb, Cleber Pinha Alonso, acompanhou o evento.

Ao final, todas as Emefs receberam bolas para o desenvolvimento das atividades esportivas no projeto.

Fotos: Wilson Ruiz