15 ABR 2014
Ciclofaixa tem aprovação geral na inauguração

A parceria entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e a Federação Paulista de Ciclismo na administração da Ciclofaixa de Lazer Cidade de Marília foi aprovada de forma generalizada pela população. “É uma estrutura muito bem planejada para estimular o ciclismo aos domingos, entre 7h00 e 16h00 na Avenida das Esmeraldas. Através do esporte e do lazer o que se buscar é melhor qualidade de vida para a população. São 10 quilômetros(cinco até o distrito de Lácio e mais cinco no retorno).  Além disso, estamos estimulando a educação no trânsito”, comentou Marcos Mazzaron, coordenador estadual do Programa de Ciclofaixas.

Depois de São Paulo, Osasco, Mauá, Diadema, Araraquara e Ribeirão Preto, agora é a vez de Marília a receber o investimento. “Foi mais uma conquista junto ao Governo do Estado. Estamos emprestando de graça 100 bicicletas para estimular o ciclismo e o entretenimento. Além disso, no horário da ciclofaixa, Marília passou a ter um parque linear de10 quilômetros. Agora, quem quiser pedalar com segurança no trânsito, terá essa oportunidade aos domingos”, destacou o prefeito Vinicius.

No domingo passado, muitas bicicletas foram emprestadas. “É só apresentar o documento pessoal no setor de cadastro até às 15h00 e a bicicleta será liberada por uma hora, podendo haver renovação do tempo”, explicou Antonio Carlos Prieto, coordenador municipal da Ciclofaixa.

Ele voltou alertar os proprietários de veículos para não deixarem veículos estacionados na Avenida das Esmeraldas, entre 7h00 e 16h00. “O estacionamento atrapalha o planejamento traçado para a ciclofaixa e o tráfego de veículos. Por isso, quem estacionar nesse horário terá o carro guinchado. Não tem jeito, para não atrapalhar a estrutura”, alertou Prieto.

O diretor regional de Esportes, Eduardo Zanguetin, destacou o empenho do prefeito Vinicius e do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior, para a implantação dessa grande novidade em Marília. “É uma grande conquista para a cidade e a administração da Federação Paulista de Ciclismo reforça a credibilidade do projeto”, destacou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gastão Pinheiro Júnior, afirmou ter certeza do hábito a partir de agora aos domingos. “Pedalar será a moda e com segurança com os pinos orientando o trânsito”, afirmou.

O deputado Federal, Abelardo Camarinha, elogiou o projeto dizendo que lembra os países do primeiro mundo onde o ciclismo é estimulado até para o trabalho, como forma de descongestionar o trânsito e estimular a atividade física. “Foi uma grande conquista do prefeito Vinicius junto ao governo do Estado. É mais um exemplo na prática de que Marília está vivendo uma nova fase”, destacou o deputado.

Após a solenidade de inauguração da ciclofaixa, onde foram sorteadas cinco bicicletas entre os presentes, o prefeito Vinicius convidou a todos para percorrer a via.

Fotos Wilson Ruiz