08 ABR 2014
Saúde intensifica combate à dengue. Alto Cafezal é a maior preocupação

A Secretaria Municipal da Saúde continua desenvolvendo um amplo trabalho preventivo e de combate ao mosquito transmissor da dengue. Os cerca 300 agentes de saúde  estão divididos em equipes com a missão de fiscalizar pontos estratégicos de criadouros como borracharias, ferros velhos, desmanches, cemitérios, caixas d’água e calhas das residências além de prédios públicos com grande movimentação de pessoas, como escolas.

Nos bairros onde estatisticamente há comprovação de uma maior concentração de proliferação do mosquito Aeds aegypti, transmissor da dengue, a nebulização de inseticidas está sendo realizada por outras seis equipes visando eliminar as fêmeas infectadas com o vírus da doença. Segundo a secretaria, a maior preocupação no momento está com o bairro Alto Cafezal, onde foram confirmados 22 dos 56 casos desse ano.

Segundo Lupércio Garrido Neto, coordenador dessa ação de prevenção e combate à dengue, a atenção é com o aumento de casos em todo o Estado de São Paulo, inclusive no Oeste Paulista. “De março para cá, aumentou o número de casas acompanhando o maior índice de chuvas. Em todo o território paulista houve também um aumento de casos. Embora a situação seja muito melhor em relação ao ano passado, o trabalho precisa ser dinâmico. O Secretário da Saúde, Luiz Takano, determinou essa ação pelos 300 agentes de Saúde e o resultado tem sido muito importante. Agora, é fundamental que a população faça sua parte eliminando os criadouros do mosquito”, explicou Lupércio.

Fotos Wilson Ruiz