30 JAN 2014
Prefeitura entrega nova ponte para o distrito de Avencas

A Prefeitura de Marília concluiu hoje a construção da ponte sobre o Rio do Pombo, na estrada rural que liga o distrito de Avencas à cidade de Oriente. A ponte de eucalipto tratado tem cerca de 70 metros de comprimento e vai garantir segurança e agilidade no escoamento da produção agrícola.

“É uma obra muito importante para os proprietários rurais e arrendatários, visando o escoamento de toda a produção agrícola. Com a restrição ao tráfego de caminhões por causa da precariedade da estrutura e a necessidade do aumento do percurso em cerca de 30 quilômetros, perdíamos tempo e dinheiro”. Assim o presidente da Associação dos Produtores rurais de Avencas e Marília, Rogério Bonora comentou a nova “Ponte do Sapo”.

O material usado na construção da ponte aumenta em três vezes a estimativa de vida útil da estrutura, estimada em 30 anos. “Agora estamos tranquilos para escoar a produção de mandioca, melancia, amendoim e da agricultura familiar, mesmo porque a balança para a pesagem da produção fica em Avencas”, finalizou Bonora.

O prefeito Vinícius Camarinha esteve na manhã desta quarta feira em Avencas para vistoriar a ponte e ficou satisfeito com o resultado. “Trata-se de uma ponte muito bem estruturada para o escoamento da produção agrícola do distrito e o transporte da população rural, inclusive estudantes. Essa foi mais uma herança problemática do governo anterior. A ponte antiga estava totalmente comprometida pela falta de manutenção, o que afetou a durabilidade, gerando a interdição. A única alternativa era a substituição. Com planejamento, estamos entregando essa importante obra”, explicou Vinícius.

Segundo o prefeito, o fortalecimento da produção agrícola e da pecuária exige a manutenção das estradas e pontes rurais. Desde o início da sua gestão, em 2013, já houve a recuperação das pontes do Arrependido, “Myata”, no Centro Mesquita; “Guerra”, no Córrego do Pombo, “Três Lagoas”, em Amadeu Amaral e Rosália. Agora, haverá o investimento em outra ponte também no Distrito de Rosália. É a ponte “Biriguí”, que caiu há sete anos. Na obra, serão utilizados tubulões de concreto. “Além das pontes, vamos investir também nas estradas rurais. Com as finanças municipais equilibradas após o primeiro ano de governo, teremos disponibilidade de recursos para essa finalidade”, concluiu Vinícius.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Takao Shintaku, lamentou o fato da “Ponte do Sapo” ter ficado abandonada por oito anos, prejudicando muito o distrito de Avencas. Ele elogiou o empenho do prefeito Vinícius para a construção da nova estrutura e confirmou também a manutenção de 410 quilômetros de estradas rurais em 2013, enquanto nesse ano já houve a recuperação dos trechos mais problemáticos.

O vereador Silvio Harada, acompanhando também o prefeito na visita à Avencas, elogiou o empenho da administração municipal na construção da nova ponte. “Foi quebrado um tabu. Os produtores e moradores rurais de Avencas reclamavam com razão. A ponte anterior com a estrutura totalmente abalada por falta de manutenção no governo anterior teve que ser interditada prejudicando demais os proprietários e a população rural. Fico satisfeito com a Prefeitura  pelo investimento permanente nas pontes e estradas rurais. Isso representa muito para a economia do município, além de facilitar o transporte da população”, finalizou.

Fotos Wilson Ruiz