20 JAN 2014
Prefeitura entrega 494 casas e anuncia mais 2 mil para 2014

A Prefeitura de Marília fez ontem, dia 17, a entrega das chaves para os mutuários das 494 casas do Conjunto Habitacional ‘Marina Moretti’, localizadas na zona Norte e construídas em parceria com o governo federal por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

A entrega dos imóveis, acompanhada por centenas de pessoas, entre moradores e autoridades, veio com o anúncio de que a atual administração vai lançar a construção de 2.000 ainda este ano. As moradias populares vão contemplar às pessoas que não têm residência e para atender programas de desfavelamento.

“Hoje é um dia de muita alegria para Marília, para essas famílias e para a nossa administração. Entramos em 2014 com o pé direito, afinal, o sonho da casa própria é cada vez maior, até pela necessidade das famílias em saírem do aluguel. O nosso governo vai investir muito em habitação para beneficiar a população, combatendo o déficit habitacional, principalmente para a população que mais precisa”, afirmou o prefeito Vinícius Camarinha.

Além das casas, o prefeito lembrou que os bairros receberão grandes investimentos em infraestrutura e rede de serviços, como creches, escolas, postos de saúde, linhas de ônibus e outros benefícios.

Participaram da solenidade os deputados federais Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi, os vereadores Luiz Eduardo Nardi, Samuel da Farmácia, José Menezes, José Bassiga, José Expedito Carolino (Capacete) e Marcos Rezende, além de representantes da Caixa Econômica Federal, secretários municipais e lideranças comunitárias.

O conjunto leva o nome da educadora, Marina Moretti e os filhos da homenageada acompanharam a solenidade: Murilo Moretti Ferreira e Juliana Moretti Ferreira.

Parte das casas foi destinada ao programa de desfavelamento da Prefeitura de Marília: 140 casas para famílias das favelas do “Linhão”, do Santa Antonieta, Jânio Quadros e Vila Altaneira.

Vinícius afirmou que a expectativa é lançar a construção de quatro mil moradias, sendo duas mil só em 2014, em parceria com o governo federal e estadual.

Na solenidade, simbolicamente, as autoridades entregaram as chaves para 10 mutuários, entre eles a dona de casa, Ana Paula Tardim. “Parece um sonho, estou realmente feliz e emocionada em receber as chaves da minha tão sonhada casa. Minha família não via a hora desse dia chegar, afinal, vamos morar no que é nosso, pagando uma prestação acessível e com isso poderemos economizar para investir na nossa qualidade de vida”, falou.

As casas do Núcleo Marina Moretti possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As prestações vão variar, de acordo com a faixa de renda dos mutuários, entre R$ 25 e R$ 80. O prazo de pagamento é de 10 anos. Os novos mutuários ainda terão financiamento de R$ 5 mil para a compra de móveis e eletrodomésticos a juros baixos e quitação em até 48 meses. Segundo a Caixa, o investimento do Governo Federal nesse núcleo habitacional foi de pouco mais de R$ 28 milhões, com a estimativa de se beneficiar cerca de 2 mil pessoas.

A partir de segunda-feira, 20, a empresa Grande Marília terá uma linha exclusiva entre o Terminal Rodoviário e o núcleo habitacional.

OPINIÕES:

Luiz Eduardo Nardi- presidente da Câmara – “É a realização de um grande sonho para essas famílias depois de um período de muita dificuldade. São casas de qualidade, dentro do padrão financeiro das famílias. Isso marca a nova política habitacional do governo municipal, com a retomada da credibilidade administrativa”.

Geraldo Oliveira- Superintendente da Caixa – “ São duas mil famílias com endereço marcado pela qualidade de vida. A casa é um exemplo de que você pode sempre mais. Basta lutar. O prefeito Vinícius pode contar com a Caixa sempre. Estaremos juntos com Marília pra trazer mais casas para a cidade”

Abelardo Camarinha – deputado federal – “O cidadão quando tem sua casa própria melhora sua qualidade de vida. O Núcleo Marina Moretti é uma grande conquista e depois do prefeito Vinícius colocar em ordem a situação financeira do município no primeiro ano de governo, a cidade terá grandes conquistas em 2014. Em todas as áreas”, disse o deputado federal, Abelardo Camarinha.

Samuel da Farmácia –  “Muitas famílias esperavam por essas casas, pessoas realmente carentes que residiam em favelas e que terão a oportunidade, graças ao atual governo municipal, de morarem em casas dignas e novas. É a valorização do cidadão que realmente precisa. O prefeito Vinícius está de parabéns, afinal, o investimento habitacional era um compromisso dele junto à população e já no início do ano quase 500 casas já são realidade.

Fotos: Wilson Ruiz