Em nove meses de atividades em 2013, a Ouvidoria Geral do Município apresentou 3.166 atendimentos entre reclamações, denúncias, sugestões e elogios, média de 80 diários. O balanço foi apresentado pela Secretaria Municipal da Administração.
Comprovando que o encaminhamento é rápido, houve a conclusão de 2.890 acessos e 276 permanecem em andamento.
Segundo Rodolfo Tonini Pinheiro da Silveira, ouvidor geral, o serviço implantado pelo prefeito Vinícius Camarinha para aproximar a administração da população deu o resultado esperado. Por lei, as respostas a quem acessar devem ser dadas em 20 dias, podendo o prazo ser prorrogado por mais 10, o mesmo valendo para as denúncias anônimas. “A partir do contato, por telefone ou e-mail, o objetivo é sempre obter a resposta, com o encaminhamento da demanda visando sempre o atendimento dinâmico da solicitação pelas secretarias e autarquias”, explicou.
O prefeito tem acesso semanal ao relatório. Esses dados ajudam no planejamento de atividades para atender a expectativa da população. As principais solicitações são de manutenção do asfalto e combate a falta de água. Com isso, Vinicius determinou uma ampla operação tapa-buracos e depois de recapeamento pelas ruas e avenidas, bem como anunciou abertura de licitações para atacar o problema no abastecimento d’água da cidade.
Em 2014, a Ouvidoria Geral do Município passou também a receber contatos referentes a área da saúde. A falta de médicos é a principal reclamação. O prefeito já anunciou a contratação de 20 médicos, fora o dinamismo na distribuição de medicamentos e melhorias nos prédios das unidades de saúde.
Os contatos para a Ouvidoria devem ser feitos pelo telefone 08007766111 ou pelo e-mail [email protected].
Assessoria de imprensa
Fotos Wilson Ruiz