13 JAN 2014
Prefeitura de Marília inicia amanhã força tarefa para tapar buracos

A Prefeitura de Marília, por meio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Marília) começa nesta segunda-feira (13) a maior operação de tapa buracos já realizada na cidade. De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha será uma verdadeira força tarefa atuando em todas as regiões da cidade.

A ação vai mobilizar oito equipes.  Começará com a concentração na zona Sul, próximo ao segundo grupo do Bairro Nova Marília; na zona Norte, junto aos bairros Vila Nova, Palmital, Castelo Branco e Fernando Mauro; na zona Oeste, proximidades da Unimar e Jardim Morumbi, além de uma equipe volante para atendimentos de urgência.

O prefeito explica que a realização dessa ação só pôde ser colocada em prática graças a um amplo trabalho de recuperação das contas públicas.

“Em 2013, primeiro ano da nossa administração, priorizamos o bom atendimento à população com investimentos já nos primeiros dias do ano em áreas como saúde, educação e abastecimento de água. Atendemos as escolas com aquisição de material didático, insumos, veículos, contratamos estagiários, entregamos aos alunos kits de material escolar, uniformes de verão e de inverno, além das reformas; para a saúde houve investimento na compra de medicamentos, exames laboratoriais e de imagem, reforma de unidades de saúde, retomada da construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, adquirimos unidades para o Samu, microônibus para o transporte de pacientes e a motolância, dentre outros. Para o abastecimento de água vamos perfurar oito poços, investir na captação de água do Ribeirão dos Índios, no posto de Cascata, na adutora da zona Sul e também contratamos caminhões pipa para os dias de maior dificuldade. Quando assumimos, a Prefeitura de Marília passava por sérias dificuldades financeiras, sem capacidade de investimento e não contava com credibilidade política e jurídica para buscar recursos e obras junto ao governo federal e estadual. Com organização e diminuição de despesas estamos colocando a casa em ordem e as parcerias são fundamentais para a realização de obras que visam acabar com problemas que trazem riscos de acidentes, além de prejuízos para a população. Além da operação tapa buracos, vamos realizar um grande trabalho de recapeamento de ruas”, disse Vinicius.

Ele lembrou que a administração herdou mais de 100 mil buracos.

Com a organização financeira, o atual governo conquistou no segundo semestre de 2013 o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), chancela que permite ao município firmar convênios com o governo estadual e federal. “A partir daí obtivemos a confirmação de recursos que havíamos solicitado junto ao governo estadual e com o apoio do deputado federal, Abelardo Camarinha e de outros parlamentares também o apoio federal”, revelou o chefe do Executivo.

Em dezembro, o prefeito Vinicius e o deputado federal Abelardo Camarinha participaram de uma audiência com o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro quando solicitaram a liberação de verba para investimentos nas ruas de Marília.

O presidente da Codemar, Rogério Alexandre da Graça afirma que a operação passará por todas as regiões de Marília e que a população poderá ajudar a Prefeitura e a Codemar identificando as ruas mais danificadas.

“Esperamos mudar a realidade das ruas de Marília nos próximos 90 dias. O telefone da Codemar para sugestões ou reclamações é 34338188”, concluiu o presidente da companhia.

Para o presidente do Cônsul (Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul), Amauri Gonzaga a operação trará segurança e valorização. “Nossos bairros estão feios com tantos buracos, além do risco de queda para os pedestres e os inúmeros prejuízos para quem possui carros. Agradecemos ao atual governo municipal por iniciar o ano atendendo aos inúmeros pedidos da população. Após investimentos importantes nas nossas escolas e postos de saúde, teremos agora as ruas recuperadas”, disse.

“O prefeito soube priorizar a saúde e a educação no ano passado, porém confirma estar atento também às condições das ruas de Marília. A zona Sul ficará ainda melhor com ruas bem asfaltadas”, avaliou o vereador e morador da zona Sul, José Bassiga

Liderança da zona Norte, o vereador Samuel da Farmácia disse que a operação era uma reivindicação antiga. “Há anos os bairros estavam abandonados e agora estamos otimistas com as melhorias anunciadas pela Prefeitura”, concluiu.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024