03 DEZ 2013
Prefeitura empresta máquina para aragem de terra de pequenas propriedades

A secretaria Municipal da Agricultura está dinamizando o Programa de Agricultura Familiar. Por determinação do prefeito Vinícius Camarinha, está havendo o empréstimo de máquinas e equipamentos para o preparo do solo. “A aragem da terra para o plantio é um grande passo para o aumento da produtividade. Já auxiliamos neste ano muitos pequenos agricultores familiares e os interessados só precisam se cadastrar na própria secretaria”, destacou o secretário Takao Shintaku.

Outra prioridade, é o combate à erosão rural com um programa de curva de nível.

Trata-se de um sistema de cultivo. As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do  solo, permitindo a intensificação da produção. Se a inclinação for grande, as curvas devem ser mais próximas umas das outras e caso contrário, devem ser mais espaçadas.A água das chuvas, ao encontrar os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão.

O salão nobre da Universidade de Marília (Unimar) recebe nesta terça-feira dia três de dezembro, das 8 às 17 horas, o 1º Encontro Regional de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no Estado de São Paulo – da Produção à Comercialização. O evento tem o objetivo de debater os avanços e desafios dos programas de compras públicas de alimentos voltados para os produtores que fazem parte de cooperativas e associações, como também os assentados inscritos no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).Em São Paulo, a Fundação Itesp, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é responsável pela implantação do PNCF. O Encontro conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília.

Dentro dos programas de compras públicas de alimentos que serão apresentados no evento estão o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além dessas ações, também será discutido o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado. O projeto executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Secretaria do Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), conta com o financiamento parcial do Banco Mundial e tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável para ampliar as oportunidades de emprego e renda, inclusão social, preservação dos recursos naturais e o bem-estar dos agricultores familiares e das comunidades indígenas e quilombolas.

Para o Encontro Regional de Políticas Públicas para Agricultura Familiar foram convidados produtores rurais de 76 municípios das regiões de Marília, Bauru, Tupã, Assis, Ourinhos, Lins e Promissão. O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através Cati, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, prefeitura de Marília e Unimar.

O evento é voltado ainda para as prefeituras municipais e departamentos envolvidos na operacionalização dos programas de compras públicas de alimentos, entidades assistenciais beneficiadas ou com perfil para receber alimentos através dessas políticas, além dos profissionais que trabalham com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

São esperadas para o Encontro Regional de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no Estado de São Paulo 500 pessoas. A inscrição é gratuita.

Foto divulgação