11 NOV 2013
CULTURA
Marília participa de Intercâmbio Internacional Cultural e Educativo Brasil Uruguai

A Prefeitura Municipal, através do Serviço de Atendimento ao Menor e ao Adolescente (Seama)-Casa do Pequeno Cidadão e em parceria com a Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol de Marília e Escola de Tecnologia (Etec) promove o intercâmbio cultural e educativo Brasil-Uruguai. O evento tem o apoio da secretaria municipal da Cultura, consulados e prefeituras dos dois países.

O intercâmbio será de 7 a 15 de dezembro. A comitiva ficará hospedada no Brasil, no Verde Plaza Hotel, Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, considerada mundialmente como Fronteira da Paz. Ao todo irão participar 30 intercambiários, de dois a 70 anos de idade. São professores e alunos da Fatec (Marília) e Etec (Garça), Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol,  SEAMA (Casa do Pequeno Cidadão II), Juventude Católica e Projeto Procria, que estudam na Associação e vem se destacando há alguns anos no idioma espanhol.

A iniciativa do intercâmbio nasceu do Projeto “Fazendo e Aprendendo”. A Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol, dirigida pelos professores Cleide Santos e Jorge Camilo em parceria com o Seama-Casa do pequeno Cidadão II realiza o projeto coordenado pelo Curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec-Marília. O projeto busca despertar em crianças e adolescentes questionamentos que lhes permitam reconhecer potenciais ainda não acessados, na medida em que entrem em contato com doutores, mestres e universitários do Curso de Tecnologia em Alimentos.

Da experiência adquirida durante os anos do Projeto, a Associação e o Seama uniram forças  para realizar o Intercâmbio Cultural e Educativo no Uruguai, país   parceiro  e incentivador na divulgação e propagação do idioma  espanhol e  português e ambas  culturas em  geral.

Acompanha o grupo a secretária de Cultura, Tais Monteiro que realizará em Rivera (Uruguai) uma exposição de artes visuais contando a história de Marília, a sua própria de obra de arte e da fotógrafa Wilza Autora Matos Teixeira. E para abrilhantar a abertura a pequena Lorena Florencia de 2 anos e meio, aluna do Colégio Cristo Rei e da Associação de Espanhol vai cantar músicas em espanhol. Outra atração será a apresentação de dança do Professor de Dança de salão Cesar Pistori que apresentará ritmos tipicamente brasileiros.

Além das atividades acadêmicas relacionadas ao idioma espanhol previamente agendadas, serão realizadas na “Escuela nº 2- José Pedro Varela” oficinas de horticultura orgânica e artesanal; de educação ambiental; de gastronomia brasileira;  e artesanato. Os intercambiários receberão certificados emitidos pela Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol referente às atividades realizadas que serão assinados pelas autoridades uruguaias. Já os uruguaios receberão certificados de conclusão de trabalho das oficinas ministradas, com carga horária de 5 horas diárias e estudo da Língua Portuguesa.

Os intercambiários participarão ainda de oficinas, visitas aos museus locais, de aulas práticas em missas em espanhol, dentro de supermercados, parques ecológicos, convivência direta com uruguaios, visita à “Viñas del636”do fabricante Jorge Gutierrez onde poderão apreciar a plantação e apresentação do vinho artesanal, além de degustação do produto que tem a adega subterrânea. O grupo visitará ainda o Museu de Carlos Gardel em Tacuarembo.

Um dos objetivos principais do Intercâmbio é arrecadar 3.000 livros a serem doados para o “Instituto Eula de Assis” e para a “Escuela nº 2 Jose Pedro Varela”. “Pretendemos doar livros às instituições uruguaias e ainda montar uma biblioteca que levará o nome de ‘Biblioteca Marília-São Paulo 1’. Entre a educação e a cultura jamais poderão existir fronteiras”, explicou o diretor da Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol, Jorge Camilo.

A chegada dos intercambiários será recepcionada pelo corpo diplomático e outras autoridades como: Embaixador do Brasil em Rivera-Uruguai, Vitor Gobato; Cônsul do Uruguai no Brasil, Ricardo Duarte; Prefeito de Rivera – Uruguai, Marne Lima Osório; Departamento de Cultura Rivera – Uruguai, Maestro Herber Ferrera; Secretário de Cultura Rivera – Uruguai, Enrique Puentes além de diretoras das escolas e institutos.