25 SET 2013
Secretaria da Saúde faz balanço

Respeitando o que determina o Tribunal de Contas do Estado, a secretaria municipal de Saúde, através do responsável pela pasta, Márcio Travaglini, realizou nesta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Vereadores, audiência pública onde foi apresentando as atividades desenvolvidas pela secretaria e os recursos aplicados no segundo quadrimestre deste ano. O evento durou cerca de duas horas e meia e além da explanação, abriu espaço para perguntas dos vereadores, imprensa e população.  “As audiências públicas são muito importantes para a prestação de contas à população”, afirmou o secretário da saúde, Márcio Travaglini.

De acordo com números apresentados, o investimento com prestadores de serviços no sistema SUS (Sistema Único de Saúde) como Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Espírita, Maternidade Gota de Leite, Apae e Unesp foi R$ 31.639.173,67. Com mais de R$ 15 milhões investidos em prestadores e outros convênios, o total chegou a quase 47 milhões.

Já com recursos provenientes da União e do Estado, envolvendo atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em Saúde, assistência farmacêutica, Programa Dose Certa, controle de glicemia e tuberculose, o montante investido foi de R$ 38.093.982,07.

Entre recursos próprios e vinculados, no segundo quadrimestre, o total de investimentos na Saúde foi de R$ 87,5 milhões. Só o município aplicou 24,38%, o correspondente a R$ 49.494.909,15. A legislação determina pelo menos 15%.

Entre serviços e ações de saúde, envolvendo prestadores de serviços conveniados ao SUS, o total de atendimento chegou a 1.215.263, especificado da seguinte forma:

– Consultas médicas e atendimentos especializados – 147.689

– Procedimentos odontológicos – 103.896

– Procedimentos – 70.310

– Terapia em saúde mental – 4.252

– Ações de enfermagem e acolhimento – 625.211

– Cirurgias ambulatoriais – 943

– Imunizações – 41.209

– Visitas domiciliares – 33.385

– Exames -1.714

– Outras ações de profissionais de nível superior – 186.654

Travaglini lembrou que desde o início da gestão de Vinícius Camarinha, houve uma concentração de recursos no considerado essencial como reposição de medicamentos e reparos na estrutura física e frota. O secretário reforçou ainda a parceria firmada na última semana com o Hospital Sírio Libanês de São Paulo que visa melhorar a qualificação humana para melhorar o atendimento à população. “Como prioridades, temos o término da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte e a transformação do Pronto Atendimento da zona Sul em UPA com equipamentos importantes, como raio X e laboratório”, afirmou. Também está no planejamento da Saúde o investimento em 11 obras a curto prazo e cadastramos no Ministério da Saúde de outras 22, através de financiamento da União. “Não é fácil em razão da dívida herdada do governo anterior, mas estamos buscando alternativas. Só em julho, o total na compra de medicamentos superou o realizado pela gestão passada durante todo o ano de 2012. Vamos também promover mutirões nas especialidades para agilizar o atendimento. O primeiro, que deverá acontecer em breve, será no segmento de ortopedia”, destacou.

Quanto ao número de médicos, o secretário reconheceu um déficit de pelo menos 25. “Temos de esperar a adequação das contas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito Vinícius já afirmou que após esse acerto, a contratação será prioridade”, concluiu Travaglini.

Economia e Planejamento – Nesta quinta-feira, às 9 horas, no anfiteatro da Prefeitura, será realizada a audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014. Na ocasião o responsável pela Secretaria de Economia e Planejamento, Rodrigo Zotti, irá apresentar as propostas que foram indicadas durante as audiências públicas realizadas nos bairros e aquelas que poderão ser incluídas orçamento do ano que vem.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz