14 MAI 2013
Prefeitura obtém Unidades Resgate para Marília

O prefeito Vinícius Camarinha acaba de reforçar o socorro pré-hospitalar para a população de Marília. Ele obteve junto ao governador Geraldo Alckmin mais uma viatura Unidade Resgate completa, desde maca até equipamentos de oxigênio.  O veículo já está disponível para utilização.

Vinícius obteve também mais dois veículos, uma Unidade Resgate e um Auto-Tanque, para serem equipados pela Prefeitura. Trata-se de um convênio entre o Estado e o município. O governo paulista envia os chassis, cabendo à Prefeitura equipá-los de acordo com a necessidade técnica. Para o segundo semestre, o mesmo vai ocorrer com outra Unidade Resgate.

De imediato, o Corpo de Bombeiros tem à disposição da população quatro URs (Unidades Resgate) equipadas para o atendimento imediato das pessoas em caso de emergência. Em breve, serão mais duas, totalizando com isso, seis unidades para esse tipo de socorro.

Vinícius considera esse investimento fundamental para acompanhar o crescimento populacional da cidade. “É preciso uma infraestrutura adequada para o socorro emergencial da população. O objetivo é salvar vidas. Isso proporciona segurança para a população”, comentou o prefeito.

Atualmente, o Cobom (Controle Operacional dos Bombeiros) atende diariamente em torno de 20 ocorrências graves, a maior parte de acidentes de trânsito, envolvendo carros e motos.

No caso de trauma, a Unidade Resgate é enviada imediatamente para o local solicitado. A equipe efetua o exame do acidentado e oferece o atendimento básico para a manutenção da vida, transportando o paciente ao hospital mais próximo. Além da Unidade Resgate, são utilizadas também motocicletas, visando a movimentação no trânsito com maior rapidez para o socorro inicial à vítima, até a chegada da Unidade Resgate.

A maioria das ocorrências dos bombeiros de Marília tem atendimento pelas Unidades Resgate. Recentemente, uma nova turma se formou em curso específico, garantindo o atendimento pré-hospitalar, com aprendizado de manobras de reanimação cardiopulmonar, imobilizações em caso de fratura, além de atuação na situação de engasgamento e afogamentos.

Foto: Wilson Ruiz