15 MAI 2013
Dívida com o Daem chega a R$ 30 milhões

Levantamento apresentado pelo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) revela que aproximadamente 14 mil contribuintes estão com as contas de águaem atraso. Muitoshá mais de 10 anos. Inadimplência que gerou a autarquia uma deficiência financeira de cerca de R$ 30 milhões. Com o intuito de evitar futuros cortes no fornecimento de água por conta do não pagamento da tarifa, o departamento está convidando os munícipes a procurar o órgão para renegociar e parcelar a dívida.

Quem deve até R$ 2 mil poderá parcelar a dívida em até 36 meses; de R$ 2 mil até R$ 5 mil em até 50 meses e acima de R$ 5 mil o valor poderá ser pago em até 60 vezes. Além disso, para facilitar a vida do contribuinte, o Daem reduziu de 30% para 10% o percentual a ser cobrado sobre o valor total da dívida.

Os lançamentos destes acordos vão ser efetuados diretamente na conta mensal dos contribuintes e não maisem carnês. Desta forma o Daem irá economizar cerca de R$ 60 mil.

Segundo diretor do Daem, Francisco Manoel Giaxa, se pelo menos um terço dessa dívida for sanada, a autarquia terá condições de investir em equipamentos e melhorar o serviço prestado à população. “Infelizmente as administrações anteriores não se preocuparam com a regularização dessas dívidas e em Marília criou-se a cultura de não pagar a conta de água. Em alguns bairros, há contribuinte devendo até R$ 16 mil”, frisou.

Com a renegociação e o parcelamento a autarquia espera arrecadar R$ 150 mil por mês. Recurso que será aplicado em investimentos necessários para o bom andamento da autarquia.   De acordo com o responsável pela autarquia, a partir da renegociação das dívidas, o Departamento de Água e Esgoto de Marília dará início ao processo de corte.

Foto Wilson Ruiz