10 MAI 2013
Conferência Estadual das Cidades: definidas as propostas de Marília

Realizada nesta quinta-feira, na Associação Comercial e Industrial de Marília, a Conferência Municipal da Cidade.  “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. Esse foi o tema da quinta edição do evento, coordenado pelo Ministério das Cidades.

Na ocasião, foram definidas, através do voto dos participantes, as 60 propostas de Marília para a conferência estadual, a ser realizada em julho,em São Paulo.Ostemas deste ano foram abastecimento de água, tratamento do esgoto, coleta e destinação do lixo, lei de zoneamento, desdobro, verticalização, mobilidade urbana,  desfavelamento e Plano diretor.

Fizeram parte da mesa principal o secretário de Planejamento Urbano, Valdemir Pimentel, também presidente da comissão organizadora; Sônia Tonin, vice-presidente da Câmara Municipal; Darcy Bueno da Silva, presidente do Conselho Municipal da Habitação e Políticas Urbanas; Maura Augusta Soares de Oliveira, secretária geral da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo e Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília.

A vereadora Sônia Tonin entregou um certificado de visitante ilustre de Marília à secretária-geral da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do estado de São Paulo) Maura Augusta Soares de Oliveira. “Qualquer sociedade só vai evoluir com engajamento de sua população. Gostei muito da mobilização dos marilienses”, afirmou Maura.

Após a votação das propostas, foram eleitos os 12 delegados que vão representar Marília na conferência estadual: Valdemir Pimentel (secretário de Planejamento Urbano), Cícero Carlos da Silva (vereador), Leonardo Mascarin (Secretário de Meio Ambiente), Ivan Evangelista Júnior (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo), José Bassiga (Vereador), Gilmar dos Santos (Presidente da Associação de Moradores da Vila Nova e Vila Barros), Doraci Benega (Presidente da Associação de Moradores do Jardim Marajó e região), Vera Lúcia Novaes(diretora regional da Facesp); Tiago Vieira(Universitário). Felipe Bravo (membro da Ong Matra); Laerte Rojo Rosseto (Arquiteto) e Mariana Franzolin Valera(arquiteta).