18 NOV 2019
Em convênio inédito com a SELJ, alunos da Famema compõem equipe de primeiros socorros

Parceria envolve alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem para trabalho durante os Jogos Abertos do Interior

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) está participando dos 83º dos Jogos Abertos do Interior com 35 alunos do 2º, 3º e 4º anos de Medicina e Enfermagem, que foram capacitados e supervisionados pela Professora Doutora Shirlene Pavelqueires para colaborar na formação as bases de primeiros socorros. Trata-se de parceria inédita entre a Famema e a Prefeitura de Marília, por meio da SELJ (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude).

Segundo a Professora Doutora Shirlene, a Famema atendeu um ofício enviado pela Prefeitura, foi aberto edital para seleção dos estudantes interessados em atuar nos Jogos Abertos, sendo que a capacitação dos alunos aconteceu em dois dias na semana retrasada: “Pedagogicamente, trata-se de uma oportunidade de recapacitação, uma vez que os primeiros socorros e atendimentos avançados de urgência já fazem parte da rotina desses estudantes, além de ser uma oportunidade de se aproximarem cada vez mais das ações de suas profissões”, afirmou.

A parceria fortalece a função da universidade dentro do Município, levando à prática do que é ensinado na academia. Para o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, os Jogos Abertos apresentam oportunidades para todos.

“Existe convênio antigo com os estudantes na rede básica de saúde, sendo essa a primeira vez que se estabelece a parceria com a SELJ, a primeira de muitas que faremos. Além dos atletas competirem, estamos realizando convênios inéditos, que iremos manter” disse Nascimento.