30 AGO 2019
SAÚDE
Saúde intensifica alerta para perda auditiva e distúrbios da voz; notificações aumentam

O Cerest Marília notificou, de 2014 a 2017, quatro trabalhadores com perda auditiva induzida por ruído na cidade de Marília, número que saltou para sete em 2018 e já está em sete neste ano

Esforço da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em iniciativa do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Marília) e da rede básica de saúde, elevou o número de notificações de perda auditiva induzida por ruído e distúrbio da voz.

Os dados foram divulgados durante o VIII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, realizado esta semana, com a presença da fonoaudióloga Márcia Tiveron, da DTVST/Cerest SP – Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo.

O objetivo do evento, que reuniu dezenas de profissionais de saúde, foi orientar as equipes para identificação e notificação, bem como oferecer subsídios às ações de vigilância dos casos de Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT) e à Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).

SUBNOTIFICAÇÃO

Registros oficiais do Cerest Marília apontam que, entre os anos de 2014 e 2019 foram notificados apenas 18 casos suspeitos de PAIR no município. Sendo um registro por ano entre 2014 e 2017, com possibilidade de haver diversos casos em que o serviço de saúde não foi acionado.

No ano passado, o total subiu para sete casos. Já neste primeiro quadrimestre de 2019, também foram sete registros de perda auditiva, relacionado ao trabalho. O aumento é visto como fator positivo, com possível redução da subnotificação.

SABER E AGIR

A enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do Cerest Regional Marília, explica que o aumento significativo de notificações deve-se ao início do trabalho fortalecido no ano de 2017, a partir do matriciamento em algumas unidades básicas de saúde.

“Estas unidades passaram a oferecer um suporte dentro da própria rede básica, apoiando o Cerest para que estes casos sejam notificados. Também realizamos uma capacitação ampla sobre o protocolo de notificação, treinando profissionais do Sistema Único de Saúde de Marília e região”, explicou Luciana.

DOENÇA VOCAL

Em relação aos distúrbios de voz, também entre 2014 e 2018, o Cerest notificou dez casos relacionados ao trabalho, sendo três pacientes professoras da rede estadual e municipal, cinco operadoras de telemarketing e dois agentes comunitários de saúde.

“Nosso Encontro Regional teve grande êxito, no sentido de fortalecer esse trabalho de identificação da população exposta e possíveis diagnósticos de PAIR e distúrbios de voz”, disse Luciana.

Ela relata que a notificação é fundamental. “Apresentamos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Precisamos saber quem são e onde estão estes trabalhadores, incluí-los no serviço de saúde e tratá-los. É importante que as pessoas se conscientizem da importância dos cuidados preventivos e procurem uma unidade de saúde, caso observe alteração na audição ou na voz”, destacou Luciana.

Fotos: Júlio César de Carlis