20 AGO 2019
SAÚDE
Saúde confirma dois casos de Sarampo; posto volante será montado na Vicente Ferreira

Terreno em frente ao Dallas Auto Posto será usado para estacionar ônibus da Saúde e imunização na zona leste

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, convoca a população de parte do bairro Tropical (zona leste) a comparecer no posto volante montado na avenida Vicente Ferreira (em frente ao Dallas Auto Posto) para verificação de vacina e imunização contra o sarampo. Caso confirmado foi registrado em moradora da região.

É possível também conferir situação vacinal e receber a dose contra a doença na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cascata, porém o posto volante foi montado para dar mais agilidade e conforto à população.

Os Agentes de Saúde já estão mobilizados, enviando bilhetes casa a casa para convocar a população da região delimitada. O raio do bloqueio é de cinco quarteirões, mas é importante que os moradores da região aproveitem para verificar a situação da caderneta.

O plantão do posto volante irá funcionar das 9h às 19h entre quarta (21) e sexta-feira (23). No sábado (24), o atendimento vai das 8h às 17h.

NOVOS CASOS

A confirmação na zona leste é referente a uma jovem de 18 anos, que também teria contraído sarampo na cidade. Além dela, a Vigilância Epidemiológica confirmou casos positivos, consecutivos, em duas crianças – ambas de dois anos – nos bairros Chico Mendes e Argolo Ferrão.

Desde o início do ano, portanto, Marília confirmou três casos autóctones (sendo dois na região oeste e um na zona leste) e dois importados (o primeiro em morador de São Paulo em trânsito por Marília e o segundo em caminhoneiro de Marília que passou por vários Estados). O total de notificações investigadas chega a 18.

CONTROLE

A orientação a todos os moradores do município, especialmente das regiões mencionadas, é procurar uma unidade de saúde, munidos com a caderneta de vacinação para verificar a necessidade ou não da aplicação da vacina.

Dos 53 municípios com surto no país, segundo o Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo tem 49 cidades na lista.  Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, foram confirmados 1.319 casos da doença neste ano. Outros 6.556 aguardam resultado dos exames.

Desde a quinta-feira (15) as crianças que têm entre seis meses e um ano de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo. A proteção está na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Trata-se de uma iniciativa a mais, definida pela Secretaria de Estado da Saúde, para conter o surto no território paulista.

SARAMPO

A doença é infecciosa, considerada grave e pode até ser fatal. Sua transmissão ocorre por meio de vírus, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral.

Por serem muito parecidos com a gripe, os sintomas podem ser confundidos, o que reforça a importância de estar atento. É importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica.

Fotos: Mauro Abreu