14 AGO 2019
MEIO AMBIENTE

Evento promove há 17 anos a integração e o diálogo entre a sociedade que atua nas bacias hidrográficas

O prefeito Daniel Alonso, representando todo o Estado de São Paulo, fez a abertura e participou das atividades do XVII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, realizado na cidade de São Pedro, interior de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 14. Mais de 300 pessoas participaram do evento.

O chefe do Executivo mariliense é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí/Peixe e presidente do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas e representou 21 comitês em todo o Estado.

O Diálogo Interbacias promove há 17 anos a integração e o diálogo entre a sociedade que atua nas bacias hidrográficas, sejam representantes da sociedade civil, dos usuários de recursos hídricos ou dos poderes públicos.

Este ano, com o tema “Todos Pela Água”, o evento ocorre de 14 a 16 de agosto e está sendo proposto para o dialogo e reflexão, a Agenda 2030, com o objetivo de promover um grande pacto e adesão desta agenda pelos comitês de bacias paulista. A programação conta com atividades simultâneas, reuniões, palestras, capacitações, painéis e rodas de diálogos.

“É muito importante a nossa presença nesse evento atualizando a todos sobre as ações na região de Marília e do nosso comitê, que abrange outros 90 municípios. Discutir ideias, soluções e investimentos para o futuro da água e o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas é o nosso objetivo”, disse Daniel Alonso.

Participaram da abertura do evento, além do prefeito Daniel Alonso, o Secretário Executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luis Ricardo Santoro; o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica;Alceu Segamarchi Junior; a técnica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação; Andreia Cristina Barroso; e o Governador Honorário do Conselho Mundial da Água, presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias e Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha, Lupércio Ziroldo Antônio. O vice-prefeito de São Pedro Tiago Silva também compareceu e deu boas vindas ao público na cidade.

Obra do Século de Marília

Em rodas de conversas com representantes de todo o Estado, o prefeito Daniel Alonso lembrou a todos sobre a obra do século, que está sendo realizada em Marília depois de 40 anos de espera e irresponsabilidade com o dinheiro público e o meio ambiente de gestões anteriores.

A obra da ETE (Estação de Tratamento do Esgoto) das Bacias Pombo e Barbosa está sendo finalizada e será entregue nos próximos meses. Cerca de 70% dos dejetos do esgoto de Marília deixará de ser despejado in natura no Rio do Peixe que abastece a cidade e outros municípios da região.

O evento XVII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos “Todos pela Água” é uma realização do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas e organizado pelos 21 comitês do Estado que compõem o Fórum. O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Marília coordenou o evento.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

14/08/2019
Fotos da Notícia: Chefe do Executivo participa do XXVII Diálogo Interbacias representando 21 comitês do Estado de São Paulo
Ver Mais Fotos