13 AGO 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Fatec e Prefeitura de Marília iniciam ‘Projeto Boa Feira’ com aula inaugural

Programa é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início a nova etapa da parceira com a Fatec – Faculdade de Tecnologia de Marília – na tarde desta segunda-feira (12) e promoveu aula inaugural do “Programa Boa Feira”. A iniciativa tem o apoio do vereador Evandro Galete.

Convênio foi viabilizado em função do curso de Tecnologia em Alimentos, ofertado pela instituição. Projeto de extensão comunitária irá garantir aos feirantes de Marília aulas teóricas e práticas, com foco na qualidade e segurança.

Secretário municipal Ricardo Cavichioli Scaglion, com sua equipe, foi recebido pela diretora da Faculdade, Cláudia Cristina Nicolau e pelo coordenador do curso, professor Leandro Repetti. Galete também participou da aula inaugural.

Os alunos foram apresentados à equipe e já foram direto para sala de aula. Ao longo dos estudos (uma vez por quinzena), ao longo de um semestre, eles terão teoria e prática nos laboratórios de química e microbiologia da Fatec.

São 50 feirantes, a maioria responsável pela própria produção que comercializa. No curso, eles receberão noções de boas práticas em manipulação e higienização, fabricação de produtos, exposição, conservação e também a venda.

Entre os alunos, o feirante Cássio Alvares, que trabalha com milho verde. Ele vê no curso da Fatec uma oportunidade para melhoria de seus processos. “Me interessou bastante essa parte de boas práticas, higienização e também conservação. Se a gente melhora a apresentação do produto, certamente agrada mais a clientela”, acredita.

Aos 50 anos, ele conta que já começou três cursos superiores, mas teve que parar. Não esperava frequentar o ambiente de uma faculdade e agora, com a matrícula no curso livre, já se vê motivado a buscar mais conhecimentos. “Fazer uma faculdade, não sei. Mas estudar é uma coisa que motiva. A essa altura, eu não espera”, disse.

O prefeito Daniel Alonso, entusiasta da parceira, agradeceu. “Nossa gratidão aos professores e à direção da Fatec, que assinaram esse convênio com o município. Esse curso vai fortalecer e valorizar as feiras livres, gerar ainda mais qualidade, renda às famílias e um case de sucesso para Marília”, disse.

SERVIÇO

A diretora da instituição destaca que o curso é também uma oportunidade para a Fatec, ao oferecer extensão comunitária. “É importante que nosso aluno reflita sobre os desafios sociais, por meio desse contato com a comunidade. De maneira aplicada, ele utiliza o conhecimento para auxiliar e interferir positivamente na realidade”, disse a diretora.

FATEC

A Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo integra o CEETPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – autarquia do governo paulista de excelência, reconhecido como uma das organizações modelo na América Latina na proposta de oferecer educação pública profissional (níveis médio e superior) com qualidade.

Em Marília, a Faculdade oferece curso de graduação em Alimentos. Conta ainda com turmas remanescentes do curso de Gestão Empresarial (EaD – Educação à Distância).

Já a Escola Técnica disponibiliza vagas no Ensino Médio e cursos Técnicos (Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho), além de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Informática).