24 MAI 2019
CULTURA
Secretaria da Cultura abre espaço para valorização do Grafite entre artistas locais

Os artistas interessados em participar do programa devem se dirigir à Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antônio, 136

A Secretaria Municipal da Cultura abriu espaço para grafiteiros locais pintarem algumas paredes do Espaço de Convivência da Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”, com objetivo de valorizar, ampliar e universalizar a cultura na linguagem ligada a um dos quatro elementos do hip-hop, o grafite.

A Casa de Cultura é espaço concebido para fortalecer a cena cultural da cidade e valorização dos artistas locais, em que são realizadas e incentivadas a organização de ações no âmbito cultural, a exemplo do 1º Encontro dos Artistas de Marília, realizado no início deste mês.

Agora as paredes da Casa vêm ganhando novas cores. A iniciativa vem dos próprios grafiteiros locais que participaram de um bate-papo durante o 1º Encontro.

A ideia é que ali, de forma espontânea, cada um dos artistas que entenda da arte e queira participar, tenha a liberdade para interagir e expressar sua arte por meio do grafite; arte que surgiu no Brasil no final da década de 1970, e desde então está ligada a movimentos urbanos, como o hip-hop.

A primeira intervenção artística foi realizada pelo artista visual Felipe Mocors, como é conhecido nas ruas de Marília. Ativista cultural desde 2007 e amante da cultura hip-hop, participou e desenvolveu projetos sociais voltados para grafite e DJs.

Seu trabalho tem como característica a espontaneidade e interrogativas de situações. Nos últimos anos tem produzido trabalhos de artes visuais, mas o foco ainda é o grafite por essência tendo a cidade e a rua como suporte para suas criações.

Felipe também é DJ e Beat Maker; nos últimos quatro anos criou uma série de três Beats Tapes (fitas de batidas) na qual produziu através de amostras sonoras uma composição musical; estas séries foram gravadas em mídia k7 com tiragem limitada e disponibilizada para audição e download gratuito na internet.

O próximo artista a participar será Fábio Robal. Artista plástico e quadrinista, é formado pela Fábrica de Quadrinhos – SP. Atua há 13 anos na cidade de Marília ministrando cursos e workshop sobre artes. Foi coordenador do Projeto Arte para Todos/GADA das unidades da Fundação Casa do interior do Estado.

Atualmente seu trabalho está focado na arte urbana – Grafite, onde desenvolve no campo teórico pesquisa sobre representação documental do Grafite como forma de preservação do patrimônio cultural material brasileiro. No aspecto prático, expõe sua arte em muros de cidades como Marília, Belo Horizonte, São Paulo, Santiago do Chile dentre outras.

MAIS INFORMAÇÕES

Os artistas interessados em participar do programa devem se dirigir à Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antonio, 136, para conhecer o espaço/paredes que poderão ser utilizadas, após aprovação da Secretaria Municipal da Cultura.

As inscrições serão aceitas até o dia 20 de junho e devem ser feitas na recepção da Casa de Cultura com Jonathan, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Um croqui da intervenção artística deverá será apresentado antes da execução da obra, respeitando a estética e a criatividade artística individual, mas se pede aos participantes que se orientem para temas referentes à arte, cultura, e sociedade, justificando de maneira simplificada as artes sugeridas.