23 MAI 2019
SAÚDE
Vacinação contra a gripe em Marília atinge 71% do público alvo e entra na reta final

Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço e reforçou alerta. No Estado são 11 mortes pelo vírus da gripe

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília atualizou, nesta quinta-feira (23), o balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na cidade. Foram vacinadas até a tarde de quarta-feira (22) 55.676 pessoas, atingindo 71,5% da população-alvo.

A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, alerta que a gripe é uma doença viral com forte tendência de aumento nessa época do ano.

Embora a maior parte dos casos tenha evolução favorável, os agravos representam ameaça e podem acontecer com vários tipos e subtipos de vírus. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em São Paulo foram confirmados 11 óbitos este ano, sendo um de Marília.

“Em geral, temos que evitar ambientes fechados, higienizar as mãos com frequência, ter cautela no contato e compartilhamento de alguns objetos e, ao espirrar, usar o antebraço para proteger as demais pessoas de gotículas que podem conter vírus”, explica Alessandra.

A imunização é um recurso importante e disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina é garantida às pessoas com idades acima de 60 anos; entre seis meses e abaixo de seis anos; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), profissionais de saúde e professores.

Também são imunizados, pela rede pública, policiais militares/civis, bombeiros e integrantes das forças armadas (da ativa), servidores do sistema prisional e presos (incluindo menores apreendidos por ordem judicial), indígenas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

VACINÔMETRO

A cidade de Marília está acima da média estadual (63,63%) na imunização. Apesar disso, conforme a equipe da Vigilância Epidemiológica, a campanha local mantém engajamento das equipes para que a meta seja cumprida, com todas as estratégias do Programa Saúde da Família, rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Programa de Imunização.

Conforme o “vacinômetro” da saúde municipal, a meta de 95% já foi batida no caso das mulheres que deram à luz recentemente. Das 367 estimadas, 97% já estão vacinadas (356 doses aplicadas). Entre os idosos, 79,76% também já receberam a dose (23.922).

A rede de Marília imunizou 73,28% dos trabalhadores da Saúde (7.211) e 59,15% das crianças (8.539 doses dispensadas). Entre as gestantes, 54,68% estão vacinadas (1.222 mulheres).

No grupo das pessoas que têm comorbidades foram vacinados 10.166 pacientes, o que corresponde a 56,12% do total na campanha do ano passado. Já os professores vacinados somam 1.885, ou seja, 66,40% do total que procurou as unidades de saúde em 2018.

As unidades de saúde funcionam das 7h às 17h. Para consultar o local mais próximo, basta acessar o endereço simplificado www.bit.ly/saudemarilia.